Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/10/2010 - 16h21

Cápsula de resgate de mineiros vira atração no Chile

Publicidade

DA REUTERS

Centenas de chilenos faziam fila na capital chilena, Santiago, nesta terça-feira para ver e fotografar a cápsula na qual emergiram 33 mineiros depois de passarem mais de dois meses sob a terra, enquanto o governo avalia o futuro do dispositivo, símbolo da operação bem-sucedida de resgate.

Jorge Amengual/AFP
Cápsula Fênix 2, usada para resgatar os 33 mineiros no Chile, é exposta em frente ao Palácio de la Moneda, em Santiago
Cápsula Fênix 2, usada para resgatar os 33 mineiros no Chile, é exposta em frente ao Palácio de la Moneda, em Santiago

A cápsula Fênix 2 será exibida durante até dez dias numa praça diante do Palácio de la Moneda, sede do governo, e seu futuro poderá estar em um museu sobre mineração que será construído no norte do país.

Cerca de 300 pessoas esperavam tirar fotos da cápsula de quase 450 kg, na qual não podem tocar por questões de segurança.

Na fila havia muitos operários, e se viam adultos com crianças, muitos com capacetes de mineiros com pequenas bandeiras do Chile e inscrições sobre "os 33" que ficaram soterrados em uma caverna escura e úmida a 700 metros de profundidade.

"Sentimos que isso é parte da história do Chile. Enquanto fica definido o lugar que vai ficar [a cápsula] para a história, decidimos compartilhá-la com todos os chilenos", disse nesta terça-feira o ministro do Interior chileno, Rodrigo Hinzpeter.

Depois de sua estada em Santiago, a cápsula começará um "tour" pelas principais cidades do país.

Espera-se que seu destino final seja um museu de mineração que deve ser construído em Copiapó, cidade próxima ao local da mina San José, onde os mineiros ficaram presos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página