Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/10/2010 - 17h16

Irã anuncia reserva de 30 kg de urânio enriquecido a 20%, quase o dobro de junho

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

As reservas de urânio enriquecido a 20% do Irã chegaram aos 30 quilos, revelou nesta quarta-feira o chefe da Agência Iraniana de Energia Atômica, Ali Akbar Salehi. Isso é quase o dobro da quantidade relatada em junho.

Em declarações exclusivas à rede de televisão estatal "PressTV", o representante iraniano confirmou ainda que o Irã descobriu "um bom filão de depósitos de urânio na mina de Gachin", próximo ao porto de Bandar Abbas, no golfo Pérsico. "Começaram os trabalhos de extração, o que estenderá a vida produtiva da jazida".

Chávez e Ahmadinejad se chamam de "irmãos" e declaram "frente revolucionária"
Após sinalizar flexibilidade, Irã pede a 5+1 que confirme retomada do diálogo nuclear

"Em nosso caminho rumo à autossuficiência nuclear, conseguimos que a reserva atual de urânio enriquecido a 20% chegasse aos 30 quilos", afirmou.

O anúncio desafia a pressão dos Estados Unidos e das potências ocidentais. A recusa de Teerã de parar de enriquecer urânio é o cerne da disputa com o Ocidente sobre o programa nuclear iraniano. O Irã defende seu direito, sob o Tratado de Não Proliferação, de enriquecer urânio e produzir combustível nuclear, e prometeu não desistir do programa.

Os EUA e alguns aliados acusam Teerã de usar seu programa nuclear civil para encobrir o desenvolvimento de armas atômicas. Teerã nega as acusações, e diz que seu programa nuclear tem fins meramente pacíficos, como produção de energia e pesquisa médica.

O Irã começou a enriquecer urânio a 20% em fevereiro, e em junho afirmou ter uma reserva de 17 kg. Autoridades iranianas na época disseram que a produção era da ordem de 3 kg por mês.

NEGOCIAÇÕES

Na semana passada, Catherine Ashton, chefe de relações internacionais e segurança da União Europeia, anunciou ter proposto a Teerã a retomada das conversas com as seis grandes potências mundiais --EUA, Alemanha, Rússia, França, Reino Unido e China--, grupo conhecido como 5+1. Ela sugeriu um encontro de três dias em Viena, sede da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), no mês de novembro.

O Irã recebeu favoravelmente a proposta, e pediu para marcar uma data para o primeiro encontro --o primeiro em um ano. Porém, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, estabeleceu condições para as conversas. Ele diz que uma maior variedade de países deveriam ser envolvidos, os participantes devem dizer se buscam amizade ou hostilidade com o Irã, e devem expressar uma visão sobre o suposto arsenal nuclear de Israel.

As conversas entre o Irã e os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), mais a Alemanha, foram interrompidas em outubro do ano passado, o que levou ao endurecimento das sanções internacionais contra Teerã.

ENRIQUECIMENTO

O urânio enriquecido a 20% é suficiente para produzir combustível para um reator médico, mas muito abaixo dos mais de 90% de enriquecimento necessários para construir matéria físsil para ogivas nucleares.

Porém, autoridades americanas estão preocupadas de que o Irã está chegando perto da capacidade de alcançar o nível de produção de armas nucleares.

Arte Folha de S.Paulo

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página