Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/10/2010 - 17h58

Líder dos 33 mineiros é 1º a depor em investigação sobre desabamento

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

O mineiro chileno Luis Urzúa, o último dos 33 a ser resgatado após 70 dias presos na mina de San José, foi, nesta quarta-feira, o primeiro a dar depoimento ao promotor que investiga o desabamento do dia 5 de agosto no local.

Urzúa, 54, o líder do grupo, foi interrogado por mais de uma hora pelo promotor Héctor Mella em Copiapó, município onde está localizada a mina.

Juan Mabromata/AFP
Mineiro Luis Urzúa canta hino chileno ao lado do presidente do país, Sebastián Piñera, após ser resgatado, há uma semana
Mineiro Luis Urzúa canta hino chileno ao lado do presidente do país, Sebastián Piñera, após ser resgatado, há uma semana

"Vamos interrogar os mineiros e enviá-los ao serviço Médico Legal para verificar se têm ou tiveram lesões que possam ser atribuídas ao desabamento", disse o promotor.

"A ideia é poder ter maiores antecedentes sobre a forma como se chegou a essa situação", afirmou.

Ainda para hoje era esperado o depoimento de Omar Reygadas. Os demais devem fazê-lo nos próximos dias.

Mella investiga se as autoridades e os donos da jazida de cobre permitiram que os mineiros continuassem trabalhando apesar de ter conhecimento de problemas de segurança.

Alguns trabalhadores disseram há algumas semanas que a mina estava "superexplorada", o que compromete as paredes. E alguns dos mineiros presos disseram ter pedido para deixar o local três horas antes do desabamento por terem ouvido ruídos estranhos, mas que não foram autorizados.

CASAMENTOS

Ainda nesta quarta-feira, 5 dos 33 mineiros resgatados no Chile anunciaram datas para se casarem. Alguns farão a cerimônia na igreja após mais de 20 anos ao lado de suas mulheres e namoradas.

De joelhos, os mineiros pediram suas esposas e namoradas em casamento na festa da noite de terça-feira na cidade litorânea de Caldera, no norte do Chile. Foi o primeiro evento público do grupo desde o dramático resgate na semana passada.

"Depois desses dez anos que passamos juntos, agora é hora de nos casarmos", disse o mineiro Claudio Yañez a sua namorada, Cristina Nuñez, durante a festa realizada em uma estação de trem adaptada.

Durante o período debaixo da terra, o mineiro Esteban Rojas prometeu casar com a esposa na igreja, 25 anos após a cerimônia no civil. O pedido foi mandado à superfície em uma carta inserida dentro de um tubo de plástico usado para enviar mantimentos que mantiveram os homens vivos até serem resgatados.

"Eu disse à minha esposa que se eu saísse de lá vivo, eu me casaria na igreja", disse Rojas.

"Eu aceito. Eu ainda tenho a carta na qual você escreveu", brincou a esposa, Jessica Yañez.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página