Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/10/2010 - 20h49

Presidente de Israel faz chamado à paz em aniversário de assassinato de Rabin

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM JERUSALÉM

O presidente israelense, Shimon Peres, pediu persistência nas negociações entre israelenses e palestinos durante o 15º aniversário --segundo o calendário hebraico-- do assassinato do primeiro-ministro Yitzhak Rabin por um extremista de direita.

"Não devemos nos desviar de nossos esforços de paz, inclusive nos momentos difíceis", pediu o presidente durante uma cerimônia no cemitério de Mont Herzl, em Jerusalém, na qual qualificou as negociações de paz como uma "herança de Rabin".

"Compartilho sua opinião de que é preciso seguir sempre pressionando pela paz", acrescentou o primeiro ministro israelense, Binyamin Netanyahu, ao seu lado.

Retomadas no dia 2 de setembro em Washington, as negociações diretas entre palestinos e israelenses estão interrompidas desde que expirou, no dia 26 de setembro, a moratória de dez meses sobre a colonização na Cisjordânia.

Ícone entre os partidários da paz, Yitzhak Rabin foi assassinado no dia 4 de novembro de 1995 em Tel Aviv por um ultrareligioso, Ygal Amir, que queria sabotar os acordos de paz de Oslo (1993).

Rabin compartilhou o prêmio Nobel da Paz de 1994 com Peres e com o falecido líder palestino Yasser Arafat.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página