Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/10/2010 - 15h48

Cólera está na origem de mais de 50 mortes no Haiti, dizem autoridades

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

Um tipo de cólera está na origem das dezenas de mortes vinculadas a diarreias registradas nos últimos dias no Haiti, segundo fonte do Ministério da Saúde haitiano.

"Os primeiros resultados dos testes de laboratório mostram que é cólera, mas não sabemos qual tipo", declarou uma fonte que pediu o anonimato.

"O governo e as autoridades de saúde estão reunidos e será feito um anúncio", acrescentou.

Autoridades sanitárias afirmaram mais cedo que pelo menos 50 pessoas morreram por diarreia aguda e centenas estão sendo tratadas em hospitais locais enquanto testes de laboratórios são realizados para determinar a causa da doença.

O surto ocorreu fora da capital, atingida por um terremoto avassalador de 7 graus em janeiro, matando mais de 250 mil pessoas e deixando 1,2 milhão desabrigadas.

A cólera é transmitida pela água, mas também pela comida que esteve em contato com água contaminada pela bactéria.

A cólera causa muita diarreia e vômitos, seguidos de desidratação. Com um período de incubação pequeno, pode ser fatal se não for tratada a tempo.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma em seu site que a doença "atinge tanto crianças como adultos e pode matar em algumas horas".

Agências de ajuda humanitária têm manifestado durante meses seu receio de surtos de doenças que poderiam se espalhar rapidamente no Haiti devido às precárias condições sanitárias nos acampamentos de desabrigados, com pouco acesso à água potável.

O empobrecido país do Caribe tem sido atingido nos últimos dias por grandes inundações, piorando a miséria daqueles que lutam para sobreviver em barracas e acampamentos que agora permeiam o país.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página