Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/10/2010 - 16h04

Coreia do Norte pode estar preparando teste nuclear, diz jornal sul-coreano

Publicidade

DA REUTERS

Um satélite dos EUA detectou aumento de atividade num local utilizado pela Coreia do Norte para testar armas nucleares, o que pode indicar que o país prepara um terceiro teste atômico, disse uma fonte sul-coreana nesta quinta-feira, segundo informou um jornal da Coreia do Sul.

A informação surgiu depois que imagens de satélite registradas no mês passado mostraram maior atividade no complexo nuclear de Yongbyon, o principal da Coreia do Norte, num indício de que o governo norte-coreano estaria impulsionando seus planos nucleares em desafio à pressão internacional sobre o país.

Autoridades dos Ministérios de Relações Exteriores e de Defesa da Coreia do Sul não confirmaram a notícia, divulgada pelo diário "Chosun Ilbo".

A Coreia do Norte diz querer retomar as conversações internacionais sobre seu programa nuclear depois de dois anos de boicote, o que foi interpretado por analistas como um indício de que o país vem sendo fortemente afetado pelas duras sanções impostas pela ONU no ano passado, em resposta a seu segundo teste nuclear.

Especialistas temem que Kim Jon-un, o filho mais jovem do líder do país, Kim Jong-il, poderia estar tentando agora moldar uma imagem de linha-dura por meio de ações ameaçadoras. Kim Jon-un, provável sucessor do pai, foi recentemente nomeado para altos postos militares e políticos.

Os satélites norte-americanos de espionagem podem facilmente identificar se a Coreia do Norte se prepara para um teste, mas isso não significa que o experimento seja iminente.

Em abril, os EUA não endossaram informação semelhante sobre preparativos para um terceiro teste na Coreia do Norte.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página