Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/10/2010 - 17h17

Presidente do Chile chega a Berlim para se reunir com Angela Merkel

Publicidade

DA EFE

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, chegou nesta quinta-feira à Alemanha, onde se reunirá amanhã (22) com a chanceler (premiê) Angela Merkel, antes de encerrar, no sábado, a viagem por várias capitais europeias iniciada na semana passada, no Reino unido.

O líder chileno tem tentado capitalizar a bem-sucedida operação de resgate, na semana passada, dos 33 mineiros que ficaram presos em uma jazida de cobre a quase 700 metros de profundidade após um desabamento no dia 5 de agosto.

O episódio atraiu a atenção de veículos do mundo inteiro, e o Chile e Piñera receberam mensagens de apoio de vários líderes mundiais.

Piñera, que começará sua agenda na capital alemã com um discurso na Universidade Humboldt, ainda nesta quinta, terá o principal compromisso de sua agenda com a reunião da sexta-feira com Merkel, onde será recebido com honras militares.

No sábado, antes de deixar a Alemanha, vai realizar um encontro com o presidente do país, Christian Wulff, em sua residência oficial.

Durante a sexta-feira, Piñera vai inaugurar um seminário econômico e se reunirá com deputados e empresários alemães, buscando apoio para a reconstrução da região destruída pelo terremoto do último dia 27 de fevereiro no centro e sul do país.

A visita a Berlim fecha a viagem iniciada sábado, em Londres, onde se reuniu com a rainha Elizabeth 2ª, com o primeiro-ministro britânico, David Cameron, e seu vice, Nick Clegg.

Na sequência, Piñera esteve em Paris, onde se encontrou com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, e com o primeiro-ministro, François Fillon.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página