Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/10/2010 - 09h42

Israel reprime protesto de árabes contra passeata de direitistas

Publicidade

DA REUTERS

A polícia de Israel lançou gás lacrimogêneo e granadas de efeito moral para dispersar manifestantes árabes em uma cidade árabe-israelense nesta quarta-feira, em uma tentativa de impedir um confronto com judeus ultranacionalistas que planejam seguir em passeata até lá.

Menahem Kahana/AFP
Policiais de Israel detêm manfiestante árabe-israelense que protestava contra judeus ultranacionalistas em Umm Al Fahm
Policiais de Israel detêm manfiestante árabe-israelense que protestava contra judeus ultranacionalistas em Umm Al Fahm

Cerca de 30 manifestantes judeus viajaram de Jerusalém até Umm el Fahm, no norte de Israel, sede de um movimento islâmico cujo líder, xeque Raed Salah, alega que o país está pondo em perigo os lugares sagrados da religião muçulmana em Jerusalém.

O porta-voz da polícia, Micky Rosenfeld, disse que policiais foram enviados a Umm al Fahm para tentar impedir confrontos entre as duas partes, depois que um tribunal israelense permitiu a marcha dos ativistas de direita até a cidade.

Tropas de choque, com alguns soldados a cavalo, investiram contra cerca de 200 manifestantes árabes que jogaram pedras contra eles e depois se retiraram.

Os manifestantes judeus querem que as autoridades de Israel proscrevam o movimento de Salah.

Salah, morador de Umm el Fahm, foi preso por determinação de uma corte israelense por conduta desordeira e agressão, depois de confronto com policiais que reprimiam manifestantes durante obras de engenharia em 2007 perto da Mesquita de Al Aqsa, em Jerusalém, o terceiro local mais sagrado do islã.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página