Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/10/2010 - 11h02

Bento 16 pede solidariedade internacional às vítimas da Indonésia e do Benin

Publicidade

DA ANSA, NA CIDADE DO VATICANO

O papa Bento 16 lançou nesta quarta-feira um apelo ao final da audiência geral na Praça de São Pedro, no Vaticano, para que a comunidade internacional se mobilize a fim de ajudar as populações da Indonésia, atingidas pelo tsunami e pela erupção vulcânica, e do Benin, país da África devastado pelas enchentes.

O pontífice recordou que o tsunami e a erupção do vulcão Merapi na Indonésia deixaram "muitos mortos e desaparecidos" e desejou "aos familiares das vítimas o mais vivo pesar pela perda de seus entes queridos, e a toda a população asseguro a minha proximidade e a minha oração".

O líder máximo da Igreja Católica também afirmou se sentir "muito próximo da querida população do Benin, atingida por enchentes contínuas que deixaram muitas pessoas sem teto e em condições higiênicas e sanitárias precárias. Sobre as vítimas e sobre toda a nação, invoco a benção e o conforto do Senhor".

"À comunidade internacional peço a mobilização para fornecer a ajuda necessária e para aliviar as penas destes que sofrem por estas devastações", concluiu o papa.

A Indonésia sofreu dois desastres ambientais nos últimos dias que deixaram mais de 150 mortos e ao menos 500 desaparecidos. Já no Benin as inundações dos últimos dias afetaram mais de 700 mil pessoas.

Bento 16 dedicou a celebração desta quarta-feira à vida de Santa Brígida da Suécia (1303-1373), religiosa e mística fundadora da Ordem do Santíssimo Salvador, proclamada santa pelo papa Bonifácio 9º em 1391 e co-padroeira da Europa.

"Figura eminente na história da Europa, Santa Brígida testemunha como o cristianismo permeou profundamente a vida de todos os povos deste continente", disse ele.

Joseph Ratzinger recordou que, ao declará-la co-padroeira do continente, "o papa João Paulo 2º desejou que Santa Brígida, que viveu no século 14, quando o cristianismo ocidental ainda não tinha sarado da divisão, pudesse interceder com eficácia diante de Deus para obter a graça tão aguardada da plena unidade de todos os cristãos".

O papa também pediu aos fieis que rezem "por esta mesma intenção que nos é tão querida" e "para que a Europa saiba sempre se alimentar das próprias raízes cristãs".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página