Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2010 - 08h56

EUA e aliados preparam nova oferta de acordo nuclear com Irã, afirma jornal

Publicidade

DA REUTERS

Os EUA e seus aliados europeus estão preparando uma nova oferta de conversações com o Irã sobre seu programa nuclear, mas irão apresentar condições para a troca de combustível nuclear que serão mais duras do que as rejeitadas pelo país no ano passado, segundo o jornal "New York Times".

O diário citou como fonte um alto funcionário do governo americano, segundo o qual os EUA e seus aliados estão "muito próximos de chegar a um acordo" sobre a posição que apresentarão ao Irã nas negociações que se espera sejam realizadas no mês que vem, em Viena (Áustria).

O Irã recebeu bem a proposta de conversações, na qual as potências ocidentais esperam chegar a um entendimento para deter o processo de enriquecimento de urânio no país e abri-lo a visitas dos inspetores da AIEA (agência nuclear da ONU), em troca de benefícios. Mas o país ainda não confirmou oficialmente sua presença.

Segundo o "Times", a nova oferta implicaria o envio pelo Irã de mais de 2.000 kg de urânio de baixo enriquecimento para fora do país. Isso representaria um aumento de mais de dois terços em relação à proposta anterior, apresentada um ano atrás.

ACORDO

A proposta de acordo para envio de urânio iraniano pouco enriquecido para o exterior em troca de material para o reator médico de Teerã foi apresentada pelas potências nucleares há cerca de um ano. À época, o regime iraniano discordou dos termos do acordo e o rejeitou, dando início neste ano à produção do urânio enriquecido a 20% --próprio para uso medicinal.

Em maio último, foi a vez de o Irã, após mediação de Brasil e Turquia, apresentar o acordo, com modificações. Mas os EUA e seus aliados recusaram a proposta e patrocinaram a aprovação, em junho, de uma nova rodada de sanções contra Teerã no Conselho de Segurança da ONU.

Desde então, autoridades dos dois lados vêm dando mostras de disposição para voltar ao diálogo, e neste mês a chefe da diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton, sugeriu o meio de novembro como data para a retomada das negociações. O Irã já afirmou que aceita. As novas conversas, no entanto, ainda não foram formalizadas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página