Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2010 - 09h39

França pode iniciar retirada do Afeganistão em 2011, afirma ministro da Defesa

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

A França e alguns países da Otan (aliança militar ocidental) podem iniciar a retirada de suas tropas do Afeganistão no início de 2011, informou o ministro francês da Defesa, Hervé Morin.

O ministro, no entanto, fez questão de ressaltar que essa possibilidade não possui vínculo com as últimas ameaças feitas pelo líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, em mensagem divulgada ontem (27) pela TV Al Jazeera.

"Há uma data estabelecida pela Otan como parte de sua nova estratégia que é o início de 2011, porque em 2011 vamos transferir um conjunto de distritos aos afegãos", disse o ministro à rádio RTL.

"Neste momento podem acontecer os primeiros movimentos ou retiradas de forças aliadas do Afeganistão", acrescentou.

Na mensagem divulgada pela emissora do Qatar, Bin Laden exige da França a retirada das tropas do país do Afeganistão, ameaçando com novos sequestros caso isso não ocorra. No mês passado, cinco franceses foram sequestrados no Níger por membros do braço da Al Qaeda na região.

O ministro francês das Relações Exteriores, Bernard Kouchner, afirmou nesta quinta-feira que as ameaças são "inaceitáveis". A Chancelaria do país confirmou que a mensagem divulgada "pode ser considerada autêntica".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página