Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2010 - 13h09

Pacote explosivo vindo do Iêmen poderia ter derrubado avião, diz governo britânico

Publicidade

DE SÃO PAULO
DA REUTERS

O dispositivo encontrado a bordo de um avião cargueiro dos Estados Unidos em um aeroporto regional britânico poderia ter derrubado uma aeronave se tivesse explodido, disse a ministra do Interior do Reino Unido, Theresa May, neste sábado.

Ela disse que o Reino Unido agirá imediatamente para impedir a movimentação no espaço aéreo nacional de todos os voos fretados não acompanhados vindos do Iêmen.

"Eu posso confirmar que o dispositivo era viável e poderia ter explodido. O alvo pode ter sido uma aeronave e, se ele fosse detonado, a aeronave poderia ter sido derrubada", disse May.

Dois pacotes vindos do Iêmen com destino aos EUA contendo material explosivo foram interceptados no Reino Unido e em Dubai na sexta-feira, no que o presidente norte-americano, Barack Obama, chamou de uma "ameaça terrorista crível".

As embalagens eram destinadas a dois locais de culto judaico em Chicago, segundo o presidente.

De acordo com a secretária de Segurança Interna norte-americana, Janet Napolitano, as bombas reúnem traços do grupo militante da Al Qaeda ou de sua filial Al Qaeda na Península Arábica.

"Acho que podemos concordar que ele contém todas as características da Al Qaeda e, em especial, da Al Qaeda na Península Arábica,:" disse, em entrevista à ABC News. A Polícia de Dubai confirmou a informação.

"A investigação está em andamento. Assim como temos um adversário que continua empurrando o sistema, tentando conduzir uma trama, seguimos nos assegurando de que chegaremos à raiz disto e que cuidaremos deste problema," afirmou.

O governo Obama vem se concentrando cada vez mais na filial da Al Qaeda, a quem as autoridades acusam de ter realizado a tentativa fracassada de explodir um avião no Natal do ano passado, por meio de uma bomba que um homem nigeriano escondeu em suas roupas de baixo.

Em uma série de entrevistas de TV realizadas no sábado, Napolitano disse também que as autoridades estão verificando se foram enviados outros pacotes antes das duas remessas interceptadas, que possam fornecer pistas sobre as tentativas de testar a segurança dos EUA.

"Nós estamos fazendo um pouco de engenharia às avessas para tentar identificar outros pacotes vindos do Iêmen," afirmou, em entrevista à NBC News.

Mas ela afirmou que a investigação continua e que ainda é cedo para determinar se os pacotes foram feitos para explodir enquanto estivessem no ar em aviões de carga maciça ou quando chegassem aos seus destinos, centros judaicos em Chicago.

Ela disse à CNN que as bombas empacotadas pareciam contar com os mesmos explosivos utilizados na tentativa de ataque do Dia de Natal, trinitrato de pentaeritritol.

"Sabemos que a aviação continua a ser um alvo, sabemos que o sistema continua a ser olhado por nossos adversários," disse Napolitano.

Passageiros de avião devem se deparar com medidas de segurança mais duras nos aeroportos americanos, entre elas, o uso de cães farejadores de bombas e de equipamentos capazes de detectar indícios de explosivos em bagagens ou em passageiros, afirmou a secretária de Segurança Interna.

Napolitano se negou a dizer se as autoridades americanas detectaram detalhes da trama em si ou se seguiram apenas informações oferecidas pela Arábia Saudita -- um aliado chave dos Estados Unidos.

PACOTES

Os dois pacotes suspeitos vindos do Iêmen foram encontrados no Reino Unido e nos Emirados Árabes Unidos, após uma informação ter levado autoridades a inspecionar aviões de carga nos dois lados do Atlântico.

Um dos pacotes foi encontrado em um avião de carga da empresa United Parcel Service (UPI), no aeroporto de East Midlands, cerca de 260 km a norte de Londres, no Reino Unido. Ele continha um cartucho de tinta para impressora modificado, segundo a CNN, e foi enviado de Sanaa, no Iêmen para Chicago, nos EUA, em voo com escala no Reino Unido.

O outro pacote foi descoberto em uma instalação da FedEx Corp em Dubai. Uma fonte oficial disse nos Emirados Árabes Unidos disse que "um material explosivo foi encontrado no pacote originário do Iêmen" e que o pacote era semelhante ao encontrado no Reino Unido.

Uma autoridade americana e alguns analistas especularam que os pacotes podem ter sido apenas um teste para os procedimentos de checagem de carga, e da reação das autoridades de segurança nos EUA.

O Departamento americano de Segurança Interna disse que vai endurecer as medidas de segurança na aviação.

AVIÃO ESCOLTADO

Um avião comercial de passageiros da companhia Emirates, proveniente de Sanaa, no Iêmen, com escala em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, foi escoltado na tarde desta sexta-feira por jatos militares canadenses e americanos até o aeroporto John F. Kennedy, em Nova York.

"Isso é apenas porque há uma carga vinda do Iêmen no voo", disse o porta-voz do FBI, Richard Kolko, "Não há nenhuma ameaça associada com essa carga ou esse voo."

Autoridades americanas e britânicas inspecionaram aviões de carga e caminhões da empresa após o pacote ter sido encontrado, e os dois países entraram em estado de alerta.

Nos EUA, aviões da UPS foram inspecionados em Nova York, New Jersey e Filadélfia. Um caminhão da empresa foi inspecionado no Brooklyn.

MEDIDAS PREVENTIVAS

Ainda em resposta às duas suspeitas de bomba encontradas entre quinta e sexta-feira, o governo do Reino Unido decidiu suspender todos os voos de carga diretos entre os dois países.

A ministra do Interior, Theresa May, disse que "a segurança do Reino Unido continua sendo a prioridade número um".

A suspensão se soma a uma decisão, em vigor há mais de um ano, de suspender os voos da companhia Yemenia Airlines.

Já a FedEx, maior empresa aérea de carga do mundo, embargou todas as cargas provenientes do Iêmen, segundo o porta-voz da empresa, Maury Lane. A UPS também decidiu suspender os serviços provenientes do Iemên.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página