Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/11/2010 - 11h10

Visita do presidente da Rússia a ilha disputada com Japão gera crise diplomática

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A visita do presidente russo, Dmitri Medvedev, a uma ilha disputada por Rússia e Japão nesta segunda-feira provocou uma crise diplomática bilateral, com Moscou convocando o embaixador japonês no país e Tóquio adotando a mesma medida em relação ao representante russo.

O local visitado é uma das quatro ilhas conhecidas na Rússia como Kurilas do Sul, e no Japão como Territórios do Norte. Recentemente, o governo japonês teve um atrito com a China por causa de outro conjunto de ilhas.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, qualificou de "inaceitável" a reação do Japão à visita de Medvedev. "É nossa terra, e o presidente russo viajou a território russo", afirmou Lavrov, prometendo esclarecer a posição em conversa com o embaixador japonês em Moscou.

"O embaixador do Japão em Moscou será convidado a visitar o ministério das Relações Exteriores para que de novo possamos expressar nossa posição claramente e sem equívocos", completou Lavrov.

Já o chanceler japonês, Seiji Maehara, convocou o embaixador russo em Tóquio para protestar pelo episódio. Maehara afirmou que a visita de Medvedev "fere os sentimentos da população japonesa". O chanceler japonês havia alertado no mês passado que uma visita de Medvedev às ilhas abalaria as relações bilaterais.

"Eu disse que se tratava de uma questão interna russa. Pedi que o Japão trate este assunto de modo calmo e equitativo", declarou à imprensa o embaixador russo, Mikhail Bely.

1ª VISITA EM 65 ANOS

Esta é a primeira vez desde 1945 que um chefe de Estado russo visita este grupo de ilhas, que vai da península russa de Kamchatka, no extremo norte do país, à grande ilha japonesa de Hokkaido. O premiê japonês, Naoto Kan, qualificou de lamentável a visita.

"A posição do Japão é de que as quatro ilhas dos Territórios do Norte são parte do território japonês, a visita do presidente é muito lamentável", disse Kan no Parlamento.

Medvedev desembarcou nesta segunda-feira na ilha Kunashir (Kunashiri para os japoneses), uma das quatro ilhas do arquipélago. De acordo com o governo, o líder russo visitou uma estação geotérmica, se reuniu com moradores e inspecionou obras em construção.

Moscou e Tóquio têm uma divergência sobre as quatro ilhas do arquipélago Kuril desde que estas foram anexadas pelos soviéticos em 18 de agosto de 1945, três dias após o anúncio da rendição japonesa na Segunda Guerra Mundial.

Ao contrário do que ocorre na disputa com a China pelas ilhas no mar do Leste da China --envolvendo uma área potencialmente rica em gás e petróleo--, a questão das Kurilas tem mais a ver com um legado do conflito.

A União Soviética ocupou as quatro ilhas ao final daquele conflito, e a disputa territorial marca as relações entre os dois países desde então, impedindo a formalização de um tratado de paz. As negociações, retomadas após o fim da União Soviética em 1991, continuam sem resultados.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página