Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/11/2010 - 13h22

Irã adia julgamento de alpinistas americanos detidos, diz procurador-geral

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

A Justiça do Irã decidiu adiar o processo por espionagem de três alpinistas americanos presos em julho de 2009 na fronteira com o Iraque, inicialmente previsto para 6 de novembro, afirmou nesta segunda-feira o procurador-geral iraniano Gholamhosein Mohseni Ejeie, citado pela agência oficial Isna.

"Hoje ouvi dizer que a data do processo foi adiada porque a cidadã (americana) libertada também deve ser convocada para que os três (acusados) sejam julgados", declarou o procurador-geral, ao ser indagado sobre o estado do caso numa coletiva de imprensa.

O procurador-geral, que também é porta-voz da autoridade judicial iraniana, explicou que foi fixada uma data para examinar o caso dos dois excursionistas americanos que continuam no Irã.

Os três americanos foram detidos em 31 de julho de 2009 depois que, segundo Teerã, cruzaram ilegalmente a fronteira com o Iraque. A Justiça iraniana os acusa de espionagem, uma acusação que Washington desmentiu categoricamente.

O Irã libertou em setembro Sarah Shourd, de 32 anos, depois do pagamento de uma fiança de quase US$ 500 mil. No entanto, os outros dois americanos, Shane Bauer e Josh Fattal, continuam presos em Teerã.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página