Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/11/2010 - 14h31

Popularidade do presidente chileno cresce 10 pontos após resgate dos mineiros

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A popularidade do presidente do Chile, Sebastián Piñera, deu um salto de dez pontos percentuais, chegando a 63%, desde o resgate dos 33 mineiros que ficaram presos a quase 700 metros de profundidade por mais de dois meses, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira.

"O crescimento apresentado está fortemente relacionado ao resgate dos 33 mineiros presos [no último dia 13], que monopolizou a agenda noticiosa durante o mês passado a nível nacional e internacional", disse o instituto Adimark, que realizou a sondagem.

Álex Ibañez - 14.out.2010/Efe
O presidente do Chile, Sebastián Piñera, fecha o duto por onde foram resgatados os 33 mineiros
O presidente do Chile, Sebastián Piñera, fecha o duto por onde foram resgatados os 33 mineiros

A popularidade de Piñera já havia crescido de 46% para 56% --índice que depois recuaria até 53%-- após o primeiro contato feito com os mineiros presos na mina San José, no deserto do Atacama. O acidente que soterrou os trabalhadores ocorreu no dia 5 de agosto, e eles só foram encontrados no dia 22.

O índice dos que desaprovam o presidente chileno recuou de 31% para 26%. Em julho, esse índice chegava aos 40%.

A aprovação do governo de Piñera, que teve início no dia 11 de março deste ano, também alcançou 63%, um aumento de cinco pontos sobre o índice registrado antes do resgate dos mineiros.

"O presidente e o governo recebem agora o mesmo nível de apoio, [em um mês] que marca os melhores resultados de sua avaliação pública", afirmou o instituto.

Já o ministro da Mineração, Laurence Golborne, que esteve à frente de todo o processo que levou ao resgate dos mineiros, alcançou 91% de aprovação. A margem de erro da pesquisa é de três pontos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página