Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/11/2010 - 11h33

Em visita à Rússia, secretário-geral da Otan sugere recomeço das relações

Publicidade

DA REUTERS

O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, defendeu nesta quarta-feira que a aliança militar ocidental e a Rússia deem início a uma nova relação. Rasmussen realiza visita a Moscou para convencer o país a ajudar a missão internacional no Afeganistão.

A viagem é preparatória ainda a uma cúpula dos 28 países que integram a Otan que será realizada em Lisboa (Portugal) neste mês, e para o qual o presidente russo, Dmitri Medvedev, foi convidado.

Alexander Natruskin/Reuters
O chanceler da Rússia, Sergei Lavrov (à esq.), recebe o secretário-geral da Otan, Rasmussen, em Moscou
O chanceler da Rússia, Sergei Lavrov (à esq.), recebe o secretário-geral da Otan, Rasmussen, em Moscou

"O encontro em Lisboa será uma oportunidade real para virara a página, para enterrar os fantasmas do passado", afirmou Rasmussen.

A Rússia é crucial para a as tropas estrangeiras estacionadas no Afeganistão por ser uma rota de abastecimento. A Otan quer ainda que Moscou forneça treinamento e helicópteros ao Exército afegão.

A aliança diz que uma eventual colaboração não significaria o envolvimento da Rússia no conflito. A então União Soviética sofreu uma dura derrota no Afeganistão no final dos anos 1980, após invadir o país uma década antes.

Uma maior colaboração russa na Guerra do Afeganistão seria uma importante vitória do presidente dos EUA, Barack Obama.

O atual governo americano considera a relação com a Otan crucial para o sucesso da sua tentativa de "recomeçar" as relações entre Washington e Moscou, deterioradas sob George W. Bush (2001-2009).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página