Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/11/2010 - 05h26

Tempestade "Tomas" recupera intensidade em direção ao Haiti

Publicidade

DA EFE, EM MIAMI

A tempestade tropical "Tomas" voltou a recuperar intensidade nesta quarta-feira em seu trajeto por águas do Caribe em direção ao Haiti, aonde deve chegar na sexta-feira (5) na condição de furacão.

O boletim do Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos das 1h desta quinta-feira (horário de Brasília) indicou que os ventos máximos de "Tomas" subiram para 75 km/h, intensidade que deve aumentar gradualmente nas próximas 48 horas.

O governo do Haiti declarou um alerta por furacão para todo o país, já que há a previsão de que o ciclone afetará o território haitiano em sua totalidade, o que pode causar uma catástrofe.

Às 1h (de Brasília), o centro de "Tomas" se encontrava a 335 quilômetros ao sul-sudeste de Kingston (Jamaica) e a 470 quilômetros de Porto Príncipe (Haiti), na latitude 15.4 graus norte e a longitude 75.2 graus oeste.

A tempestade apresentou queda na sua velocidade de translação, agora a 9 km/h em direção norte-noroeste sobre o Caribe central, e o NHC previu que o centro de "Tomas" possa aproximar-se do Haiti na sexta-feira.

A Defesa Civil do país acredita que é provável que a passagem de "Tomas" force a evacuação dos acampamentos de desabrigados por conta do terremoto que devastou o país em janeiro.

Cuba, por sua vez, emitiu uma advertência de tempestade tropical para as províncias de Guantánamo, Santiago de Cuba e Holguín, enquanto a Jamaica mantém a sua.

A República Dominicana tem vigente uma advertência de tempestade tropical para a costa sul desde o oeste da província de Barahona.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página