Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/11/2010 - 07h44

Netanyahu se encontra com Biden e Hillary para discutir processo de paz

Publicidade

DA EFE

O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, chega neste domingo aos Estados Unidos onde se reunirá com o vice-presidente, Joe Biden, e a secretária de Estado, Hillary Clinton, para analisar caminhos para fazer o processo de paz com os palestinos avançar.

Segundo sua agenda de trabalho, Netanyahu deve se encontrar em Nova Orleans com Biden. Na mesma cidade, ele participa da Assembleia Geral de Federações Judaicas dos EUA.

Depois, seguirá para Nova York, onde conversa com Hillary, com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e com a chanceler americana neste organismo, Susan Rice. Deve falar ainda com economistas de Wall Street e vários jornais.

"Espero que nesta visita possamos encontrar, junto ao governo dos EUA, vias para fazer o processo diplomático avançar, enquanto continuamos mantendo o interesse nacional e de segurança de Israel", disse Netanyahu.

O jornal israelense "Haaretz" afirma que os americanos devem explicar a Netanyahu o pacote de medidas diplomáticas e incentivos na questão de segurança oferecidos há dois meses para lhe convencer a renovar a moratória sobre a construção em assentamentos judaicos.

O pacote inclui aviões de combate avançados e outros auxílios militares, assim como garantias de que os EUA vetarão no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) qualquer tentativa palestina de declarar Estado unilateral.

Os EUA patrocinam a retomada das negociações diretas entre israelenses e palestinos desde 2 de setembro, após um congelamento de 20 meses. Desde então, os líderes israelense e palestino se encontram a cada 15 dias para discutir os termos do acordo, mantido em sigilo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página