Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/11/2010 - 09h38

Polícia alemã aperta cerco contra ativistas nucleares perto de Gorleben

Publicidade

DA EFE, EM BERLIM

A polícia foi firme neste domingo contra os milhares de ativistas antinucleares nas proximidades do depósito atômico de Gorleben, para onde se dirige desde sexta-feira um comboio com resíduos radioativos.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Utilizando materiais antidistúrbios, os agentes dispersaram a manifestação com 4.000 pessoas que tentaram bloquear a linha férrea em uma região perto de Dannenberg, a última localidade antes de Gorleben.

Os ativistas integram a maior concentração de manifestantes das últimas décadas. Desde sábado, o grupo espera em Dannenberg a chegada do comboio com 123 toneladas de resíduos altamente radioativos acomodados em 11 contêineres Castor.

Os organizadores do protesto estimam que já reuniram uma soma de cerca de 50 mil pessoas, embora a polícia tenha cifrado os manifestantes em 25 mil.

Nesta manhã, o polêmico transporte entrou no Estado da Baixa Saxônia (norte da Alemanha), onde fica Gorleben, depois de uma noite de bloqueios e protestos.

No centro da polêmica está a legalidade do depósito de Gorleben, que armazena 86 contêineres Castor com resíduos altamente radioativos.

Legalmente, esse complexo é apenas para armazenamento temporário, já que os sucessivos governos federais não conseguiram chegar a um consenso sobre a determinação de um prazo definitivo para um depósito permanente de resíduos radioativos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página