Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/11/2010 - 12h42

Manifestantes enfrentam polícia contra trem com lixo radioativo na Alemanha

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A polícia alemã e manifestantes antinucleares se enfrentaram violentamente neste domingo no norte da Alemanha, em meio a um protesto pela passagem de um trem com resíduos radioativos vindo da França.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

A polícia usou cassetetes e gás lacrimogêneo contra cerca de 250 pessoas que tentavam retirar partes dos trilhos pelo qual deve passar o trem perto de Metzingen, a 30 km de seu destino final, o centro de armazenamento de Gorleben.

Fabrizio Bensch/Reuters
Ativistas entram em confronto com a polícia no norte da Alemanha para tentar evitar passagem de trem com resíduos nucleares
Ativistas entram em confronto com a polícia no norte da Alemanha para tentar evitar passagem de trem com resíduos nucleares

Os militantes atacaram os policiais com bengalas, segundo informou um porta-voz da polícia, Markus Scharf.

Os resíduos processados pelo grupo francês Areva partiram da França na sexta-feira e devem percorrer 600 km sob vigilância de 16 mil policiais alemães para chegar ao depósito em Gorleben, na noite deste domingo.

O trem é considerado "o mais radioativo da história" por ecologistas e leva 308 contêineres com 123 toneladas de resíduos nucleares vitrificados. Os dejetos correspondem, segundo a empresa Areva, ao consumo elétrico de 24 milhões de pessoas durante um ano.

Os militantes ecologistas de ambos lados da fronteira multiplicaram as operações para atrasar o avanço da composição, acorrentando-se à via férrea ou em pontes próximas.

O movimento antinuclear redobrou de intensidade na Alemanha desde que a chanceler, Angela Merkel, decidiu prolongar a vida útil de 17 centrais nucleares. O governo perdeu popularidade em grande parte por causa da decisão de estender a vida nuclear útil em mais ou menos 12 anos, além da data prevista para o seu encerramento, fixada para 2021. A Alemanha produz 23% da sua energia a partir de fonte nuclear.

No sábado, uma manifestação reuniu milhares, em Dannenberg, perto do centro de Gorleben, --50 mil, segundo os organizadores, e menos de 20 mil, segundo a polícia.

Durante o protesto em Dannenberg, milhares de manifestantes ouviram discursos e música, enquanto outros fizeram planos para tentar parar, pelo menos temporariamente, o comboio, antes que ele chegue em Gorleben.

Os manifestantes temem que o depósito de Gorleben, construído como um local de armazenamento temporário, possa vir a se tornar permanente. O Greenpeace diz que o local, dentro de uma mina de sal abandonada, não seria seguro, no longo prazo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página