Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/11/2010 - 09h12

Hiroshima sedia encontro de ganhadores de Nobel da Paz contra bomba atômica

Publicidade

DA EFE, EM TÓQUIO

Vários premiados com o Nobel da Paz, entre eles o Dalai Lama, se reuniram nesta sexta-feira em Hiroshima (Japão), a primeira cidade atacada com uma bomba atômica, para pedir a erradicação das armas nucleares.

"A eliminação das armas nucleares é essencial", disse o líder espiritual tibetano na inauguração da Cúpula Mundial de Agraciados com o Prêmio Nobel da Paz, que tem o lema "O legado de Hiroshima: um mundo sem armas nucleares", informou a agência local "Kyodo".

Os grandes ausentes da reunião de três dias são o presidente americano, Barack Obama, que está em Seul para a cúpula do Grupo dos Vinte (G20, que reúne os países ricos e os principais emergentes), e Mikhail Gorbachov, último presidente da União Soviética, que não pôde participar por motivos de saúde.

Kim Kyung-Hoon/Reuters
Premiados com o Nobel da Paz, entre eles o Dalai Lama (vermelho), em Hiroshima contra a bomba nuclear
Premiados com o Nobel da Paz, entre eles o Dalai Lama (vermelho), em Hiroshima contra a bomba nuclear

A presença de Obama no encontro era considerada muito importante pelos organizadores do evento já que em 2010 faz 65 anos do bombardeio americano sobre Hiroshima e Nagasaki.

O ativista preso chinês Liu Xiaobo, premiado com o Nobel da Paz este ano, será representado pelo seu compatriota Wuer Kaixi na reunião, que também tem a presença de Mohamed ElBaradei, ex-diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

A lista dos laureados com o Nobel da Paz que participam da cúpula é completa pelo ex-presidente sul-africano Frederik Willem De Klerk, assim como a ativista irlandesa Mairead Corrigan Maguire, a iraniana Shirin Ebadi e a americana Jody Williams.

Também acudiram ao encontro altos representantes das Nações Unidas, da Alta Comissão da ONU para os Refugiados (Acnur), da AIEA, da Cruz Vermelha e da Anistia Internacional, além de especialistas em desarmamento nuclear.

No encerramento da cúpula, no domingo, será prestada uma homenagem às centenas de milhares de vítimas dos ataques atômicos sobre Hiroshima e Nagasaki, e se adotará um uma resolução contra as armas nucleares.

Durante a reunião, o jogador italiano de futebol Roberto Baggio será agraciado com o Prêmio da Paz Mundial 2010, enquanto a confederação japonesa de organizações de vítimas de bombas atômicas e de hidrogênio também será reconhecida

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página