Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/11/2010 - 21h21

Opositor Alpha Condé vence eleição na Guiné segundo resultados preliminares

Publicidade

DE SÃO PAULO
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O veterano líder da oposição Alpha Condé, 72, venceu as eleições presidenciais na Guiné, com 52,52% dos votos, segundo resultados preliminares oficiais anunciados nesta segunda-feira pela comissão eleitoral.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

A taxa de participação foi de 67% no pleito de 7 de novembro. O resultado agora deve ser confirmado pela Suprema Corte.

O resultado foi anunciado horas após defensores do rival de Condé, Cellou Dalein Diallo, que já tinha questionado resultados anteriores da votação, entrarem em confronto com a polícia na capital da Guiné.

A tensão tem sido crescente no país do oeste da África rico em minérios --maior exportador mundial de alumínio e bauxita--, enquanto eleitores esperavam pelo resultado do pleito, que deve pôr fim a quase dois anos de governo militar.

Observadores estrangeiros disseram que a votação pareceu livre e justa, mas houve preocupação de que a violência possa começar se o perdedor não aceitar o resultado.

Condé obteve 1.474.666 votos em 24 das 28 regiões eleitorais do país, contra 1.333.666 para Cellou Dallein Diallo (47,48%), revelou o general Siaka Sangaré, presidente da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI).

As ruas de Conacri se encheram de entusiastas de Condé comemorando a declaração. "Nós ganhamos", disse um dos cidadãos. "[Conde] sofreu muito, mas tudo acabou agora."

Condé tem sido o chefe crítico dos últimos líderes guineanos --Sekou Toure, Lansana Conté e o ex-líder da junta militar Moussa Dadis Camara--, em uma carreira política que remonta aos anos 1950.

Ele prometeu reformar o setor de segurança e revisar contratos de mineração se fosse eleito.

ONU

O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-moon, pediu nesta segunda-feira que os moradores de Guiné "aceitem os resultados da eleição presidencial", segundo seu porta-voz. Ele também pediu que todos "resolvam as diferenças pelos meios legais".

Ban também felicitou "o povo guineano por ter realizado uma eleição pacífica e bem organizada, e pediu que trabalhem por uma Guiné pacífica e próspera".

Após a divulgação dos resultados, vários disparos foram ouvidos em bairros de Conacri, observou um jornalista da France Presse. Os disparos ocorreram nos mesmos bairros sacudidos por distúrbios nesta segunda-feira, especialmente Ratoma e Hamdallaye.

Unidades das forças de segurança patrulhavam as ruas dos dois bairros esta noite

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página