Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/11/2010 - 13h40

Blogueira cubana Yoani Sánchez recebe prêmio Cepos da liberdade

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM COPENHAGUE (DINAMARCA)

A dissidente cubana e dona de um influente blog Yoani Sánchez foi agraciada nesta terça-feira com o prêmio Cepos (Center for Political Studies, Centro para Estudos Políticos) da liberdade por sua luta em favor da liberdade de expressão, anunciou o site da organização.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Com seu blog Generación Y, Yoani Sánchez, que nasceu em Cuba em 1975, "exige o direito de exercer sua liberdade de expressão em suas críticas quanto às condições atuais em Cuba", afirma o Cepos.

Alejandro Ernesto-04.abr.08/Efe
A cubana Yoani Sánchez ganhou prêmio Cepos pelo blog Generación Y, um dos mais lidos do mundo e que retrata a vida na ilha
A cubana Yoani Sánchez ganhou prêmio Cepos pelo blog Generación Y, no qual que retrata a vida na ilha

"Ela se arrisca a anos de prisão como outros cubanos que se atreveram a emitir a menor crítica contra o regime comunista", elogia a organização, que também entregará 300 mil coroas dinamarquesas (cerca de R$ 94 mil).

Ao receber a notícia, Yoani declarou que o prêmio é um reconhecimento ao "movimento cívico" criado em Cuba. "É um estímulo. Sinto que assim estão premiando um movimento cívico dentro de Cuba, que felizmente está crescendo e conseguiu criar fendas no monopólio informativo do Estado".

Ela agradeceu ao Cepos por escolher "um cidadão que utilizou os caminhos cívicos para a expressão e não um político, nem uma pessoa de um partido ou com uma projeção ideológica ou religiosa".

"Tive que aprender a viver com muitas restrições a minha liberdade individual, com muito assédio policial, com muitas campanhas de informação contra mim, e o prêmio vem a compensar muito toda essa rota de dor", afirmou.

Yoani disse ainda que utilizará o prêmio para "canalizar projetos informativos" --como o site da revista "Voces", a proposta de criar um jornal digital, além de ajudar a outros blogueiros e comprar cartões de internet e de recarga de celular para poder continuar tuitando.

A escritora lançou o Generación Y em 2007 e, desde então, já foi traduzido para mais de 15 idiomas. O blog tem hoje notoriedade em nível local e mundial, a ponto do governo cubano decidir proibir o acesso a ele através dos terminais públicos da ilha.

Ela também lançou um livro, "De Cuba, com carinho", com uma seleção de seus melhores posts.

O Cepos foi fundado em 2004 por empresários, intelectuais e personalidades do mundo da cultura dinamarquesa.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página