Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/11/2010 - 14h44

Mineradores chilenos chegam aos EUA para homenagem em programa da CNN

Publicidade

DA EFE, EM WASHINGTON

Os 33 mineradores chilenos que ficaram 69 dias a 700 metros da superfície chegaram nesta quinta-feira aos Estados Unidos, onde serão homenageados como herois em um programa especial da rede americana CNN.

O programa da "CNN Heroes" fará uma homenagem a "pessoas comuns que mudam o mundo" e será transmitido no próximo dia 25 de novembro, Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos.

Além dos mineradores, participarão do programa cinco membros da equipe de resgate que trabalhou na mina San José, no norte do Chile.

"Quero ver o mundo", disse o minerador Richard Villarroel, durante o embarque do grupo, nesta quarta-feira em Santiago do Chile.

Durante sua viagem pelos EUA, os mineradores e seus acompanhantes percorrerão o sul da Califórnia e visitarão Los Angeles e Hollywood durante o fim de semana.

De acordo com a CNN, os trabalhadores chilenos foram convidados ao programa porque "simbolizam a capacidade de adaptação, de resistência e de persistência do espírito humano".

"O resgate dos mineradores foi um momento que uniu o planeta", afirma a CNN, que recebeu 10 mil candidaturas de "heróis" de mais de cem países.

A lista se foi reduzida a dez candidatos e o "herói" do ano será eleito por voto do público e anunciado durante o programa.

Os 33 mineradores chilenos estão ainda entre os finalistas para o título de "pessoa do ano" concedido pela revista "Time", e já há disputa para obter os direitos de levar sua história ao cinema.

Os "33 de Atacama", como são conhecidos, chegaram nesta quinta-feira a Atlanta e seguiram para Los Angeles, onde gravarão o programa.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página