Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/11/2010 - 13h51

Otan é "máfia militar" e Obama um "encantador de serpentes", diz Fidel Castro

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM HAVANA

O líder cubano Fidel Castro afirmou em mais um artigo publicado pela imprensa local nesta segunda-feira que a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) é uma máfia militar comprometida com os EUA na "guerra genocida" contra o Afeganistão e que o presidente americano Barack Obama é um "encantador de serpentes".

"Na sexta-feira, dia 19 de novembro de 2010, em Lisboa, Portugal, os 28 membros dessa belicosa instituição, engendrada pelos Estados Unidos, decidiram criar o que, com cinismo, classificam de 'a nova Otan'", afirmou Fidel em seu artigo "Otan, a polícia do mundo".

O ex-presidente cubano destacou que a reunião da Otan, "organização comprometida pelos Estados Unidos na guerra genocida no Afeganistão", "não se pronunciou uma palavra capaz de transmitir esperança a milhões de pessoas que sofrem com a pobreza, o subdesenvolvimento, a insuficiência de alimentos, moradia, saúde, educação e emprego".

"Ao contrário, o convencido personagem que figura como chefe da máfia militar da Otan, Anders Fogh Rasmussen, declarou, em tom nazista, que o 'novo conceito estratégico' era para 'atuar em qualquer lugar do mundo'", acrescentou.

"Obama já admitiu que sua promessa de retirar os soldados americanos do Afeganistão pode dilatar-se. (...) Depois do Prêmio Nobel, seria necessário conceder um prêmio ao 'maior encantador de serpentes que já existiu', concluiu Fidel.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página