Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/11/2010 - 19h33

Acidente aéreo na maior cidade do Paquistão matou ao menos 11

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Subiu para ao menos 11 o número de mortos na queda de um avião de carga no começo de domingo (noite de sábado em Brasília) em uma área residencial de Karachi, a maior cidade do Paquistão, informaram fontes médicas e da Autoridade de Aviação Civil.

Esse é o terceiro acidente aéreo em menos de cinco meses no Paquistão.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Rizwan Tabassum/AFP
Bombeiros tentam controlar as chamas causadas após queda de avião em Karachi, no Paquistão
Bombeiros tentam controlar as chamas causadas após queda de avião em Karachi, no Paquistão

Os oito tripulantes a bordo morreram, informou a autoridade de aviação civil. Ao menos outros três corpos de pessoas em terra também foram resgatados, e uma pessoa estava desaparecida. Fontes médicas afirmam que pelo menos sete pessoas foram feridas em terra.

O porta-voz da Autoridade de Aviação Civil, Pervez George, disse que era um avião de carga, de fabricação russa, com destino ao Sudão. "Decolou de Karachi à 1h45 [18h45 em Brasília], hora local, e depois de um minuto e meio caiu", disse Pervez George.

Por pouco a aeronave não atingiu uma área de blocos de apartamentos cheio de moradores. Cerca de 20 casas foram danificadas ou destruídas, apesar de a maioria estar em construção --e desocupadas, ou ocupadas pelos funcionários das obras, segundo moradores da região.

O acidente aconteceu no bairro de Dalmai, perto do aeroporto, onde vivem oficiais da Força Aérea e da Marinha paquistanesa, segundo testemunhas e autoridades.

"Eles seguem removendo escombros. Pode ser que haja mais corpos ali embaixo", disse George. "Não sabemos o número exato das vítimas em terra", acrescentou.

O balanço anterior do acidente dava conta de oito mortos.

CAUSAS

Segundo o porta-voz da Autoridade de Aviação Civil, o piloto do avião não havia informado sobre a existência de problemas técnicos. As autoridades investigam as causas do acidente.

Segundo várias testemunhas, um dos motores do avião estava em chamas antes da queda.

Após duas horas, os bombeiros conseguiram controlar o incêndio, permitindo que os socorristas começassem a buscar corpos e sobreviventes em meio aos escombros.

Centenas de pessoas correram ao local para ver o acidente e filmá-lo com seus telefones celulares, prejudicando o acesso dos funcionários de emergência.

BOMBA

Inicialmente, muitos moradores da vizinhança acharam que a explosão tinha sido uma bomba --algo comum no Paquistão.

"Eu estava dormindo e a forte explosão me acordou. Achei que algum ataque suicida tivesse acontecido e corri para a rua", disse Rehan Hashmi.

O médico Abdul Razak disse que uma pessoa estava sendo atendida em um hospital com queimaduras graves.

Nisar Ali estava em casa com amigos a cerca de um quilômetro do local. "No começo achamos que era um sinal luminoso, mas aí corremos para o local e descobrimos que era um acidente", disse ele.

HISTÓRICO

Em 5 de novembro, um pequeno avião fretado por uma empresa petrolífera internacional caiu após decolar do aeroporto de Karachi, matando todas as 21 pessoas a bordo.

Um avião de passageiros do Paquistão caiu sob forte chuva perto de Islamabad em julho, matando todos os 152 a bordo, no pior acidente aéreo no país asiático.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página