Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/12/2010 - 06h25

Paquistão minimiza temores de EUA e Reino Unido

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

O Paquistão tentou minimizar nesta quarta-feira os temores dos Estados Unidos e do Reino Unido de que suas armas nucleares possam cair nas mãos de terroristas, revelados pelos documentos diplomáticos vazados pelo site Wikileaks.

Acompanhe a cobertura completa do caso
Veja como funciona o WikiLeaks
Veja as principais revelações do WikiLeaks
Leia íntegra dos arquivos do Wikileaks obtidos pela Folha
Brasil disfarçou luta antiterror, dizem EUA
Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

O jornal britânico "The Guardian" publicou nesta quarta-feira o trecho de um telegrama assinado em 2009 pela embaixadora dos Estados Unidos em Islamabad, Anne Patterson, que menciona os temores.

"Nossa principal inquietação não é que um militante islâmico possa apropriar-se de um artefato, e sim o risco de que alguém trabalhando em uma instalação do governo do Paquistão possa retirar progressivamente material nuclear para produzir eventualmente uma arma", afirmou a embaixadora no documento.

"Os temores dela estão fora de propósito e, sem dúvidas, revelam uma arrogância, pois jamais aconteceu um só incidente relacionado a nosso combustível nuclear, o que demonstra que controlamos estritamente nossas instalações", afirmou Absul Basit, porta-voz do ministério das Relações Exteriores do Paquistão.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página