Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/12/2010 - 06h54

Autoridades de Pyongyang desertaram para a Coreia do Sul, segundo documentos

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

Várias autoridades norte-coreanas desertaram para a Coreia do Sul, no momento em que Pyongyang enfrenta uma situação interna "cada vez mais caótica", informam notas diplomáticas americanas publicadas pelo site WikiLeaks.

Acompanhe a cobertura completa do caso
Veja como funciona o WikiLeaks
Veja as principais revelações do WikiLeaks
Leia íntegra dos arquivos do Wikileaks obtidos pela Folha
Brasil disfarçou luta antiterror, dizem EUA
Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Segundo um telegrama diplomático de janeiro de 2010, assinado pelo embaixador americano em Seul, no qual ele cita o ministro sul-coreano das Relações Exteriores, as deserções de várias autoridades norte-coreanos de destaque no exterior não foram divulgadas publicamente.

"Um número não determinado de funcionários norte-coreanos em missão no exterior desertou recentemente", afirmou o ministro Yu Myung-Hwan, segundo a nota.

O chanceler sul-coreano disse ainda que a sucessão no comando do regime comunista, entre Kim Jong-Il e seu filho Kim Jong-Un, 27 anos, "não acontece tranquilamente" e que uma reforma monetária provocou grandes problemas para Pyongyang.

Tanto o ministério sul-coreano das Relações Exteriores como os serviços secretos sul-coreanos não confirmaram a autenticidade da nota, considerada confidencial.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página