Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/12/2010 - 09h01

Fundador do WikiLeaks está escondido no Reino Unido, diz "The Independent"

Publicidade

DA REUTERS, EM LONDRES

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, está no Reino Unido e a polícia conhece seu paradeiro mas até agora evitou cumprir o mandado da Interpol que pede sua prisão, informou o jornal "The Independent" nesta quinta-feira.

Acompanhe a cobertura completa do caso
Veja como funciona o WikiLeaks
Veja as principais revelações do WikiLeaks
Leia íntegra dos arquivos do Wikileaks obtidos pela Folha
Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

O australiano Julian Assange, 39, criador do site que divulgou milhares de documentos diplomáticos secretos dos Estados Unidos, informou a polícia britânica sobre seus contatos assim que chegou ao país, em outubro, informou o diário.

O jornal citou como fonte policiais que disseram saber onde Assange está hospedado e o número do telefone dele. Segundo o diário, acredita-se que ele esteja no sudeste da Inglaterra.

A Interpol emitiu nesta semana um mandado de prisão para Assange, que é procurado na Suécia por suspeita de crimes sexuais, mas o órgão britânico encarregado de crimes desse tipo na Reino Unido (Soca, na sigla em inglês) até agora se recusou a autorizar a prisão, disse o jornal.

Citando fontes não-identificadas, o "Independent" afirmou que o órgão britânico pediu esclarecimentos sobre o mandado de captura emitido por promotores suecos, mas descreve o atraso como "técnico".

A Polícia Metropolitana e a Soca não quiseram fazer comentários, ao serem contatadas pela Reuters.

Assange, um ex-hacker, tem uma vida nômade e cultiva uma aura de mistério.

Ele deixou a Suécia no mês passado, depois que a autoridades locais disseram querer interrogá-lo sobre acusações de estupro e outras ofensas de ordem sexual.

As autoridades dos Estados Unidos estudam tomar medidas legais contra ele por causa da divulgação de milhares de documentos classificados.

Na segunda-feira (29), o procurador-geral norte-americano, Eric Holder, disse que o departamento de Justiça dos EUA está realizando uma ativa investigação criminal em relação ao assunto.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página