Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/12/2010 - 11h08

Obama conversa com dirigente chinês sobre crise nas Coreias; veja destaques

Publicidade

DA REUTERS

Enquanto os Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão debatem como controlar a ameaça de guerra na península coreana, nesta segunda-feira o presidente americano, Barack Obama, telefonou para o dirigente máximo chinês, Hu Jintao, pedindo que Pequim exerça pressão sobre o regime de Pyongyang.

Veja galeria de imagens dos ataques
Entenda a crise entre as duas Coreias
Veja os principais confrontos entre as Coreias
Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

A seguir, leia alguns destaques da conversa telefônica entre os dois líderes, conforme divulgados pela Reuters com informações da agência chinesa Xinhua e um comunicado divulgado pela Casa Branca.

Jim Young/Reuters
Imagem de arquivo mostra Obama e Hu Jintao em abril deste ano durante uma cúpula nuclear nos Estados Unidos
Imagem de arquivo mostra Obama e Hu Jintao em abril deste ano durante uma cúpula nuclear nos Estados Unidos

HU JINTAO

Segundo a Xinhua, "Hu Jintao ressaltou que como um vizinho próximo da península coreana, a China presta grande atenção à situação na região. A recente troca de fogo entre as Coreias causou estragos e perdas de vida, incluindo civis."

"A China expressa grande remorso sobre isso [confronto entre as Coreias] e está extremamente preocupada com a situação da segurança. Especialmente com a presente situação, se não gerenciada propriamente, tensões podem se elevar na península coreana e sair do controle, o que não pode ser de interesse algum para ninguém, e é exatamente isso que não queremos ver."

"A mais premente tarefa no presente é calmamente lidar com a situação e preveni-la do pior. A China sempre acreditou no diálogo e as negociações são o único caminho para resolver as questões ligadas ao programa nuclear norte-coreano e promover uma paz duradoura na península e noroeste da Ásia.

"A situação em curso mostrará adiante a importância de recomeçar as conversas intermediadas pelo Sexteto [Coreia do Sul, Coreia do Norte, China, Estados Unidos, Rússia e Japão]."

De acordo com a Xinhua, Hu Jintao reforçou que "nós precisamos acalmar as tensões, não alavancá-las; diálogo, não confrontação; paz, não guerra. Isto é o desejo ardente e chamado do povo tanto das partes do sul e do norte da península coreana, e da comunidade internacional".

"A China já fez uma proposta urgente para manter a liderança no encontro de delegações das conversações do Sexteto. A China deseja ficar em contato próximo e coordenar com os Estados Unidos a situação na península coreana, e trabalhar junto com a manutenção da paz e a estabilidade na península coreana e no noroeste da Ásia."

BARACK OBAMA

De acordo com a Casa Branca, "os dois presidentes discutiram nossos interesses comuns de paz e estabilidade no noroeste da Ásia e asseguraram a prioridade de desnuclearizar a península coreana".

"Eles concordam na importância dos Estados Unidos e China trabalhando juntos em direção de objetivos compartilhados. O presidente americano enfatiza a necessidade da Coreia do Norte suspender seu comportamento provocativo e honrar suas obrigações internacionais, incluindo seu compromisso na declaração conjunta de 2005 do Sexteto."

"O presidente Obama condenou o bombardeamento norte-coreano da ilha sul-coreana em 23 de novembro e sua busca pelo programa de enriquecimento de urânio em desacordo com suas obrigações. Ele solicitou à China trabalhar com os Estados Unidos e outros país para enviar uma mensagem clara à Coreia do Norte que as provocações são inaceitáveis."

"Barack Obama também endossou o compromisso americano pela segurança de seus aliados na região", afirmou a Casa Branca.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página