Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/12/2010 - 06h32

Discussão de Uribe a Chávez motivou telegrama diplomático americano

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

A frase "seja homem" que Alvaro Uribe, então presidente da Colômbia, disse ao venezuelano Hugo Chávez em uma reunião de cúpula em fevereiro em Cancún (México) também motivou um telegrama do Departamento de Estado americano, segundo o site Wikileaks.

O documento, publicado pelo jornal britânico The Guardian, cita a discussão entre Uribe e Chávez e reunião América Latina-Caribe, na qual o primeiro criticou o que considerava um bloqueio comercial da parte da Venezuela a seu país.

O México aspirava criar um novo fórum regional, mas o evento saiu dos trilhos quando os dois presidentes quase brigaram de fato, destaca um telegrama da embaixada americana no México, segundo o qual os seguranças venezuelanos tentaram superar a barreira de proteção mexicana para auxiliar Chávez.

Segundo o documento, a reunião virou "a pior expressão do discurso de uma república das bananas".

O telegrama também revela a opinião do embaixador colombiano no México, Luis Camilo Osorio, segundo o qual o presidente Felipe Calderón "simplesmente colocou um punhado dos piores tipos em um salão, esperando ser mais astuto que o resto. No entanto, o Brasil o deslocou completamente, e depois a Venezuela superou o Brasil".

Na discussão, Chávez acusou Uribe de ter enviado paramilitares à Venezuela para cometer seu assassinato. Também ameaçou deixar o salão, depois que o colombiano criticou o que considerava um bloqueio comercial a seu país.

Diante da situação, Uribe respondeu: "Seja homem. Estes temas se discutem nestes fóruns. Você é corajoso para falar à distância e covarde para falar de frente".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página