Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/12/2010 - 15h58

Prefeito de Nova York diz que não concorrerá à Presidência dos EUA

Publicidade

DA REUTERS, EM WASHINGTON

Atualizado às 16h53.

O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, disse neste domingo que "de maneira alguma" concorrerá à Presidência dos Estados Unidos.

Ao participar do programa "Meet the Press", do canal CNBC, Bloomberg afirmou que pretende manter o foco no atual cargo e que aqueles que estão querendo que ele concorra à Presidência "devem parar e desistir".

"O fato é que eu tenho grande cargo", disse Bloomberg.

"Eu quero sair tendo uma grande reputação, como um prefeito muito bom, talvez o maior de todos."

"Eu não vou me candidatar para presidente", enfatizou Bloomberg.

SEM MEDO DE RIVAIS

Também hoje, o assessor político da Casa Branca, David Axelrod, afirmou neste domingo que não prevê que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, tenha um rival democrata para as eleições presidenciais de 2012.

Em declaração ao canal americano CNN, David Axelrod disse que Obama tem um "forte apoio" dos democratas, e que estes reconhecem as grandes conquistas do Governo nos últimos dois anos.

O assessor, porém, reconheceu que as dificuldades em agilizar a recuperação econômica --sobretudo diante de uma alta taxa de desemprego-- têm repercussões políticas.

Nesse sentido, Axelrod disse que o Congresso aprovará o acordo que Obama fez com os republicanos para ampliar por dois anos mais os cortes tributárias promulgados durante a Presidência de George W. Bush, e que vencem no dia 31 de dezembro.

Os democratas, em sua maioria, se opõem ao acordo e exigem modificações no plano.

Os republicanos ameaçaram bloquear o voto de qualquer legislação até que o Congresso aprove a extensão dos cortes de impostos.

Se não for aprovada essa extensão, a maioria dos americanos terá um aumento nos seus impostos a partir de janeiro de 2011 e isso, segundo a Casa Branca, poria em risco a recuperação econômica do país.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página