Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/12/2010 - 18h52

Assange troca prisão vitoriana por mansão rural no Reino Unido

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM BUNGAY

A mansão rural georgiana onde Julian Assange terá que viver enquanto permanecer em liberdade condicional será uma mudança para melhor em comparação com o local onde ele passou seus últimos dias: a prisão de Wandsworth, em Londres.

Criador do WikiLeaks, Julian Assange é libertado sob fiança em Londres
Entenda o caso contra Assange
Jornal traz versão de suecas que acusam criador do WikiLeaks de crimes sexuais
Veja como funciona o WikiLeaks
Veja as principais revelações do WikiLeaks
Leia íntegra dos arquivos do WikiLeaks obtidos pela Folha

O fundador do site WikiLeaks, de 39 anos, deixou a prisão nesta sexta-feira, depois que um juiz de uma corte de alta instância rejeitou um recurso para mantê-lo sob custódia, enquanto tenta evitar a extradição para a Suécia para responder a um processo sobre crimes sexuais.

Carl Court/AFP
Mansão Ellingham Hall tem dez camas e 240 hectares de área privada perto de Bungay, norte de Suffolk
Mansão Ellingham Hall tem dez camas e 240 hectares de área privada perto de Bungay, norte de Suffolk

Uma de uma série de condições da liberdade condicional impostas pela corte é que ele more em Ellingham Hall, uma propriedade de quase 300 hectares em Suffolk, leste da Inglaterra, que pertence ao simpatizante abastado Vaughan Smith.

Ele também precisa usar um dispositivo eletrônico, submeter-se a um toque de recolher e se apresentar regularmente à polícia. Apesar das restrições, o tempo de Assange na mansão será bem diferente de sua permanência na prisão vitoriana de Wandsworth, onde ele está desde que foi detido a pedido da suécia, em 7 de dezembro.

Com dez camas e 240 hectares de área privada perto da cidade de Bungay, norte de Suffolk, a mansão Ellingham Hall tem lago próprio, uma fazenda de orgânicos e uma adega bem abastecida.

Smith foi um oficial do exército britânico e jornalista, que fundou o Clube Frontline, um clube de imprensa de Londres onde o WikiLeaks baseou parte de sua operação. Assange viveu no clube durante algumas semanas este ano.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página