Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/12/2010 - 19h43

Mercosul assina acordo de diálogo e consultas políticas com Cuba

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM FOZ DO IGUAÇU

Os países do Mercosul assinaram nesta quinta-feira um acordo de diálogo e consultas políticas com Cuba, que o ministro das Relações Exteriores brasileiro Celso Amorim definiu como importante para "a evolução" da conjuntura política nesse país.

"É muito importante a aproximação de Cuba com o Mercosul, inclusive para a evolução de Cuba e sua inserção no mundo. Creio que esta aproximação de Cuba tem um aspecto político a ser destacado", disse Amorim em uma breve entrevista coletiva à imprensa.

Embora não tenha dado maiores detalhes sobre o acordo assinado, Amorim disse que "é basicamente um acordo de consultas políticas e para ampliar a aproximação econômica. É um processo para que seja um Estado associado ao Mercosul, que permitiria a Cuba ter uma participação maior em reuniões do bloco".

O chanceler brasileiro disse que não acredita que "Cuba tenha condições de optar por ser um membro pleno do Mercosul".

"Também não acho que no momento interesse inclusive a eles. Mas esta aproximação é muito boa para todos", resumiu.

Os países do Mercosul firmaram também nesta quinta-feira acordos-marco para negociar tratados de livre-comércio com Síria e com a Autoridade Nacional Palestina (ANP).

Além disso, na quarta-feira foram assinados acordos de preferências tarifárias recíprocas com um grupo de sete países em desenvolvimento: Cuba, Egito, Índia, Indonésia, Malásia, Marrocos e Coreia do Sul.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página