Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/12/2010 - 23h03

Países da Liga Árabe boicotaram Steven Spielberg por doação a Israel, revela WikiLeaks

Publicidade

DE SÃO PAULO

O diretor de cinema Steven Spielberg foi alvo de um boicote da Liga Árabe após ter feito uma doação de US$ 1 milhão a Israel durante o conflito de 2006 com o Líbano, segundo telegramas diplomáticos americanos divulgados pelo WikiLeaks, informa o jornal britânico "Guardian".

Veja como funciona o WikiLeaks
Veja as principais revelações do WikiLeaks
Leia íntegra dos arquivos do WikiLeaks obtidos pela Folha

Um telegrama diplomático secreto publicado pelo WikiLeaks informa que, durante um encontro do grupo em abril de 2007, diplomatas ou representantes de 14 Estados árabes votaram pela proibição de todos os filmes e produtos relacionados a Spielberg ou a sua Righteous Persons Foundation.

No informe, o chefe do escritório regional da Síria para boicote a Israel, Muhammad al Ajami, disse que a Argélia, Iraque, Líbano, Kuait, Líbia, Marrocos, Autoridade Nacional Palestina, Qatar, Arábia Saudita, Sudão, Síria, Tunísia, Emirados Árabes Unidos e Iêmen tinham concordado em proibir os trabalhos do diretor.

Malásia, Irã, Paquistão e Indonésia também estavam presentes no encontro e votaram a favor do boicote.

O telegrama da embaixada dos EUA em Damasco para Washington diz que "eles e outros países vão provavelmente implementar suas próprias proibições", semelhantes às adotadas pelos Estados árabes, informa o "Guardian".

No mesmo encontro, informa o jornal, a gigante de cosméticos Estée Lauder foi colocada na lista negra, enquanto que a Merrill Lynch foi colocada em "observação".

Os únicos Estados árabes que não participaram do encontro foram aqueles que assinaram acordos de paz separados com Israel: Egito, Mauritânia e Jordânia. Djibuti e Somália também não participaram.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página