Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/12/2010 - 10h38

Autoridade iraquiana anunciará formação de novo governo na segunda-feira

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM BAGDÁ

O designado primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki, anunciará na segunda-feira ao Parlamento a composição de seu novo governo, informou um colaborador que pediu anonimato.

"Maliki solicitou oficialmente a possibilidade de apresentar na segunda-feira à Câmara dos Deputados a lista de seu governo", declarou a fonte.

No dia 25 de novembro o presidente Jalal Talabani para formar o próximo governo, Maliki tem 30 dias para cumprir a missão, de acordo com a Constituição iraquiana.

O presidente iraquiano, Jalal Talabani, pediu oficialmente no dia 25 de novmebro que o primeiro-ministro Nuri al Maliki formasse um novo governo -- uma missão complexa mas crucial para que o Iraque saia da crise política que já dura oito meses e paralisou o funcionamento das instituições.

Os iraquianos esperam a formação do novo governo desde as eleições de 7 de março, nas quais nenhum partido ou aliança obteve maioria absoluta.

No dia 10 de novembro, as principais formações políticas iraquianas chegaram a um acordo de partilha de poder, que distribui as principais funções de Estado entre representantes das maiores correntes religiosas do país.

Assim, um curdo ocupará a presidência da república, um xiita será primeiro-ministro e um sunita ficará com a presidência do Parlamento.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página