Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/12/2010 - 08h51

Neve causa atrasos e cancelamentos de voos nos aeroportos alemães

Publicidade

DA EFE, EM BERLIM

O transtorno no sistema de transportes voltou neste domingo a aumentar na Alemanha com o temporal de neve e frio que castiga a Europa, o que provocou vários atrasos e cancelamentos de voos nos principais aeroportos do país.

O aeroporto de Frankfurt, o de maior tráfego da Europa continental, segue com graves problemas. No começo da manhã, Fraport, a empresa gerenciadora, calculou que pelo menos 302 voos dos 1.317 programados para este domingo seriam cancelados, frente aos 272 e 560 cancelados no sábado e sexta-feira, respectivamente.

"Sabemos que vamos ter pelo menos dez novos centímetros de neve. Contamos com que a situação volte a piorar", declarou um porta-voz da Fraport à rede de televisão pública ARD.

Os atrasos e cancelamentos, alegaram, se devem tanto às consequências do temporal em Frankfurt -- onde só uma das três pistas se encontra operacional e todas as aeronaves devem ser borrifadas com anticongelante antes de decolar - quanto às complicações em outros aeroportos de toda a Europa.

No entanto, a Polícia afirmou que não voltaram a se repetir neste aeroporto os violentos incidentes ocorridos no sábado em uma das longas filas de passageiros afetados frente aos postos de reivindicações, embora alguns continuem esperando desde sexta-feira.

A situação em outros aeroportos alemães como em Hamburgo (noroeste do país) e Tegel-Berlim (nordeste) continua conturbada, com frequentes atrasos e alguns cancelamentos, mas menos que em Frankfurt, apesar do mau tempo.

Já a situação na rede rodoviária alemã melhora em relação ao caos de sexta-feira - quando se somaram centenas de quilômetros de retenções - mas o temporal segue provocando acidentes, que deixam dezenas de feridos.

Os atrasos são também frequentes nas ferrovias alemãs, onde a companhia estatal Deutsche Bahn impôs um limite máximo de velocidade de 200 km/h para evitar acidentes e danos na maquinaria.

O dwd (Serviço Meteorológico Alemão) advertiu que as precipitações em forma de neve prosseguirão nos próximos dias em diversos pontos do país, sobretudo na parte oriental.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página