Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/12/2010 - 07h33

Neve fecha aeroportos no Reino Unido, Alemanha e França

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Milhares de pessoas enfrentam nesta segunda-feira aeroportos fechados e voos cancelados ou atrasados diante das nevascas e baixas temperaturas que se registram no Reino Unido, Alemanha e França.

No Reino Unido, centenas de pessoas passaram a noite nos diferentes aeroportos do país após ver seus voos cancelados. Embora os principais terminais aéreos estejam abertos --Heathrow, Stansted, Edimburgo e Southampton--, há cancelamentos e atrasos.

A companhia aérea British Airways (BA) informou que espera que cerca de 60 voos partam nesta segunda-feira de Heathrow, o aeroporto de maior tráfego da Europa, apesar de haver muitos cancelamentos.

A associação da indústria de viagens britânica ABTA alertou que é quase inevitável que os cancelamentos e atrasos continuem ao longo da semana.

As temperaturas atingiram baixas recordes na madrugada desta segunda-feira na Irlanda do Norte e os meteorologistas preveem mais neve em todo o Reino Unido.

Na Alemanha, novas nevascas agravaram nesta segunda-feira a caótica situação da maioria dos aeroportos do país, onde se multiplicam os cancelamentos e os atrasos, após quatro dias consecutivos de temporal na Europa.

O aeroporto de Frankfurt (oeste da Alemanha), o de maior tráfego da Europa continental, continua registrando graves problemas e a Fraport, a empresa gerente, informou no começo do dia que pelo menos 292 voos, dos 1.325 previstos para hoje, serão cancelados.

A Fraport estima, no entanto, que todos os voos internacionais poderão decolar durante o dia de hoje, embora previsivelmente com atrasos.

Desde sexta-feira foram cancelados 1.800 voos em Frankfurt, cerca de um terço de todos os programados, por causa do temporal de neve e vento denominado Petra.

A situação é também complicada em outros aeroportos alemães como o de Düsseldorf (oeste do país), Hamburgo (noroeste) e os dois de Berlim (nordeste), Tegel e Schönefeld, que somam dezenas de cancelamentos.

A Alemanha está há quase três semanas de forma praticamente ininterrupta sob uma camada de neve, o que dificulta o trânsito por terra e o tráfego aéreo.

Na França, as pistas do aeroporto parisiense de Orly foram fechadas durante parte da manhã em consequência da neve. Em 30 minutos, a neve acumulada chegou a dez centímetros.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página