Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/12/2010 - 13h30

UE deve cancelar visto de presidente da Costa do Marfim e seus aliados

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÌCIAS

A União Europeia (UE) deverá pôr em vigor nesta semana a suspensão de vistos do presidente da Costa do Marfim, Laurent Gbagbo, que rejeita sair da Presidência do país, após a derrota anunciada pela comissão eleitoral independente para o opositor Alassane Ouattara.

A medida aplica-se também à mulher de Gbagbo e a pelo menos mais 17 autoridades próximas ao presidente.

"Esperamos que o cancelamento seja adotado nesta quarta-feira (22)) e passe a valer a partir de quinta-feira (23), imediatamente", disse o porta-voz da Comissão Europeia, Maja Kocijancic.

A decisão foi tomada por especialistas da UE de 27 governos e deve ser ratificada nesta quarta-feira por ministros da UE. Ainda deve ser decidido sobre o congelamento de bens de Gbagbo.

Analistas dos governos, sob comando dos ministros das Relações Exteriores de cada nação, concordaram nesta segunda-feira em cancelar os vistos de Gbagbo e de pessoas próximas a ele.

Gbagbo desafia a pressão internacional para deixar o cargo após o segundo turno das eleições presidenciais de 28 de novembro, o que tem provocado forte tensão política e várias mortes na Costa do Marfim.

IMPASSE ELEITORAL

No dia 2 de dezembro, o resultado da eleição foi anunciado pelo chefe da Comissão Eleitoral independente do país --que dera à vitória a Ouattara com 54,1% dos votos contra 45,9% do presidente Laurent Gbagbo. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e o Conselho de Segurança apoiaram os resultados.

Pouco depois, na mesma data, Gbagbo contestou os resultados e levou a disputa ao Conselho Constitucional, que reverteu o resultado na sexta-feira (3). O conselho anulou cerca de 500 mil votos de redutos de Ouattara, representando quase 10% dos votos, para colocar Gbagbo com 51,4% dos votos.

Ambos os candidatos reivindicaram a vitória e dois governos paralelos foram criados, sendo que Ouattara está em uma sede não oficial em um hotel em Abdijã, protegido pela ONU.

As Nações Unidas, os Estados Unidos, a União Europeia, a União Africana e o bloco regional do oeste africano (ECOWAS, na sigla em inglês) cobram que Gbagbo reconheça Ouattara como o vencedor e aceite uma proposta de exílio.

Gbagbo permaneceu no poder apesar do fim de seu mandato em 2005. As eleições presidenciais foram adiadas seis vezes, até a celebração do primeiro turno em 31 de outubro e do segundo turno em 28 de novembro.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página