Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/12/2010 - 21h54

Terremoto deixa ao menos cinco mortos no sudeste do Irã

Publicidade

PARISA HAFEZI
DA REUTERS, EM TEERÃ

Pelo menos cinco pessoas morreram após um terremoto de magnitude 6,5 no sudeste do Irã, que destruiu casas numa área montanhosa do país, segundo o governador da região.

"Até agora cinco pessoas morreram. É possível que haja um alto número de vítimas por causa da vasta escala de danos", disse Esmail Najjar, governador da província iraniana de Kerman, centro do tremor.

A televisão estatal informou que ao menos três vilas foram destruídas.

O Serviço Geológico dos EUA estimou a magnitude do terremoto em 6,3. A Irna, agência estatal de notícias do Irã, afirmou que quatro tremores brandos atingiram a mesma região num intervalo de uma hora.

"Em algumas (...) aldeias nas montanhas várias pessoas teriam morrido", disse um funcionário provincial de Kerman à TV estatal. "Mas ainda não temos cifras específicas (...). O acesso a essas aldeias é muito difícil."

Outra agência de notícias, a semioficial Fars, disse que o terremoto também foi sentido na província do Sistão-Baluchistão, no sudeste iraniano, fronteira com Afeganistão e Paquistão.

"Muita gente deixou suas casas na cidade de Zahedan (...). Ele foi sentido também nas cidades de Bam, Khash e Iranshahr", disse a Fars.

Ali Reza, morador de Bam, afirmou por telefone: "Não houve danos na cidade de Bam, mas sentimos o tremor."

A província de Kerman é altamente vulnerável a terremotos. Em 2003, cerca de 31 mil pessoas morreram num sismo que devastou Bam.

O Irã fica sobre várias falhas geológicas, e terremotos são frequentes. O de segunda-feira ocorreu numa área que não está ligada à produção de petróleo, produto do qual o país é o quarto maior exportador mundial.

Por telefone, um funcionário do governo provincial de Kerman disse que "a área atingida pelo sismo é uma área deserta".

Uma fonte do Crescente Vermelho disse à TV local que "em algumas partes rurais da região (...) o terremoto causou pesados danos aos prédios, especialmente na aldeia de Hosseinabad, onde as casas eram feitas com tijolos de barro".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página