Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/12/2010 - 11h23

Proibidos de ir a Jerusalém, moradores de Gaza posam com réplica de mesquita

Publicidade

DA REUTERS, EM GAZA

Palestinos da faixa de Gaza, proibidos por Israel de fazer a curta viagem até Jerusalém para visitar o Domo da Rocha, terceiro local mais sagrado do islamismo, estão fazendo fila para tirar fotos com uma réplica da mesquita.

O modelo, feito de madeira, foi construído por ativistas do Hamas para marcar o 23º aniversário de fundação do grupo islâmico, que controla Gaza desde 2007.

A réplica foi levada para a principal praça de Gaza, onde várias pessoas --muitas das quais que nunca visitaram a mesquita original-- posaram para fotos.

Mohammed Salem/Reuters
Palestino posa para foto perto de réplica de mesquita, proibidos por Israel de ir a Jerusalém
Palestino posa para foto perto de réplica de mesquita, proibidos por Israel de ir a Jerusalém

A mesquita do Domo da Rocha, de cúpula dourada, é um dos marcos de Jerusalém e foi construída em um local que também é considerado sagrado por judeus.

A universitária Rima al Wadeya, de 20 anos, disse que nunca visitou Jerusalém, que fica a menos de duas horas de carro de Gaza. Outros disseram ter visitado a cidade há décadas, antes do início da violência, no fim da década de 1980.

"Chegar a Jerusalém é como um sonho impossível... então estamos tirando fotos, tentando brincar com nós mesmos", disse Wadeya, após ser fotografada.

Israel mantém um bloqueio à faixa de Gaza, onde vivem 1,5 milhão de palestinos, e afirma que o grupo islâmico Hamas permite que militantes ataquem o Estado judeu de dentro do território palestino.

O Hamas, que defende a destruição de Israel, assumiu o controle do território em 2007.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página