Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/12/2010 - 00h45

Tempestade inunda aeroporto e deixa metrô sem eletricidade na região de Los Angeles

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

Uma violenta tempestade paralisou na quarta-feira o sul da California, provocando a retirada de moradores de algumas áreas e bloqueando o tráfego aéreo e rodoviário.

A tormenta, que escureceu Los Angeles no início da tarde, inundou o aeroporto local, deixou o metrô sem eletricidade e provocou a suspensão de diversas atividades.

Além de Los Angeles, as fortes chuvas atingiram os condados vizinhos de Orange e San Bernardino, densamente povoados, onde várias ruas foram bloqueadas pela lama.

O pequeno aeroporto de Corona, no condado de Orange, ao sul de Los Angeles, ficou sob as águas e os aviões foram retirados por reboques.

Em Highland, bairro de classe média do condado de San Bernardino, a água desceu das colinas e inundou as ruas com lama, paralisando o trânsito.

Em San Juan Capistrano, situada no litoral entre Los Angeles e San Diego, a ameaça de inundação provocou a evacuação de mais de 400 moradores e comerciantes locais.

Califórnia, o estado mais povoado dos EUA, com 37 milhões de habitantes, teve um verão frio, um outono ameno e agora enfrenta um inverno chuvoso.

As previsões meteorológicas indicam mais chuvas e risco de inundação nas zonas urbanas de Los Angeles e San Diego, na região turística de Palm Springs e na cidade de Las Vegas.

O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, declarou o estado de emergência em seis condados, incluindo Orange e San Bernardino, autorizando a liberação de recursos.

"As circunstâncias destas tormentas, por sua magnitude, extrapolam a capacidade dos serviços, equipamento e pessoal dos condados", disse Schwarzenegger ao decretar a emergência.

No norte da Califórnia, onde está situada a cordilheira de Sierra Nevada, já caiu mais de 41 cm de neve em menos de uma semana, segundo a meteorologia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página