Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/12/2010 - 02h43

Após dez anos, conquista de Marte ainda é um projeto; veja ideias que deram errado

Publicidade

DE SÃO PAULO

Na virada do século, muitas profecias e promessas foram feitas para o futuro. Mas nem todas as ideias que surgiram como promissoras se consolidaram. Veja algumas que deram errado.

VIAGENS A LUA E MARTE

No final de 2001, Daniel Goldin, que havia dirigido a Nasa por quase dez anos, já apontava que a agência espacial americana teria que conviver com orçamento menor devido à prioridade que o governo daria a combater o terrorismo. E a profecia se realizou. Apesar de algumas sondas terem sido enviadas a Marte, a conquista do planeta vermelho ficou para um futuro ainda incerto. Ir de novo à Lua foi descartado categoricamente pelo presidente Obama.

Acordos de livre comércio

Há dez anos, a sigla Alca povoava conversas de governo, empresários, diplomatas e sindicalistas. Hoje, a ideia de uma área de livre comércio das Américas ruiu, destruída sobretudo pela oposição latino-americana a um projeto 'ianque'. O Brasil preferiu focar na Rodada Doha da OMC, outra que se arrasta _esta, desde 2001, sem a menor perspectiva de ser aprovada no curto prazo.

GUERRA IMPESSOAL

A proposta de guerras "limpas", vencidas sem contato físico entre soldados e seus inimigos, ganhou força nos conflitos nos Bálcãs, nos anos 1990. A ideia era vencer apenas com bombardeio dos territórios. A "doutrina Bush" pretendia dar conta das guerras no Afeganistão e Iraque da mesma forma. Mas milhares de soldados tiveram de ir a campo enfrentar insurgentes, que mataram mais de 6.000 americanos.

FOME ZERO

Maior fracasso do governo Lula, o Fome Zero naufragou logo no início de seu mandato, mesmo tendo sido sua principal promessa de campanha. Perdeu-se em burocracia, na exigência de apresentação de recibos que comprovassem a compra de alimentos e na desorganização. Deu lugar ao Bolsa Família e hoje é pouco mais do que um logotipo esquecido em alguns cartazes.

FLASH MOB

Parecia uma febre. Aglomerações em local público para fazer uma ação previamente combinada por e-mail ou redes sociais viraram fumaça tão rapidamente quanto surgiram. Em 2003, em Nova York, quase 200 pessoas procuravam juntas, na loja Macy's, o "tapete do amor". Na primeira ação no Brasil, 50 pessoas se reuniram em cruzamento de São Paulo, atravessaram a pista, retiraram um dos sapatos e bateram com ele no chão. E foi a última vez.

PLANOS DE PAZ NO ORIENTE MÉDIO

Taba, Egito (2001); Iniciativa de Paz Árabe (2002); Mapa do Caminho (2003); Acordo de Genebra (2003); Plano Anápolis, EUA (2007); Plano Obama (2010). O ferro-velho de ideias para acabar com o conflito Israel-Palestina encheu na década. Nenhuma conseguiu resolver o essencial: como dividir Jerusalém, congelar os assentamentos judeus e dar segurança a Israel.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página