Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/12/2010 - 20h46

Brasil deve colaborar em libertação de reféns das Farc na Colômbia

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM BOGOTÁ

O Brasil vai colaborar com a libertação dos cinco reféns que as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) prometem soltar em breve, informou nesta quinta-feira o governo colombiano, que agradeceu Brasília pelo apoio.

A Colômbia "pode informar à opinião pública que o governo do Brasil aceitou colaborar nas gestões necessárias à libertação de cinco reféns recentemente anunciada pelas Farc", disse a porta-voz do governo Adriana Vargas.

"O governo nacional agradece ao governo do Brasil e ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICR) seu apoio e acompanhamento neste processo de libertação".

"Aguardamos que as Farc definam data e local da libertação, e esperamos que seja o mais breve possível", destacou Vargas.

A guerrilha anunciou em 8 de dezembro passado que libertaria dois militares, dois vereadores e um policial sequestrados entre 2007 e 2010, entregando o grupo à ex-senadora Piedad Córdoba.

Serão libertados o major da polícia Guillermo Solórzano, o cabo do Exército Salín Sanmiguel, o fuzileiro Henry López Martínez e os vereadores Marcos Vaquero e Armando Acuña.

Destituída do Congresso por suas ligações com a guerrilha, Piedad Córdoba já intermediou a libertação de 14 reféns das Farc, vários com a ajuda do presidente venezuelano, Hugo Chávez.

A libertação dos cinco reféns foi apresentada pelas Farc como um "gesto de humanidade e desagravo" pela destituição de Córdoba.

Esta será a terceira participação do Brasil em uma operação desta natureza, Em duas libertações precedentes, o governo brasileiro concedeu helicópteros para buscar os reféns na selva colombiana.

As Farc mantêm 19 militares e policiais como reféns, e insistem em trocá-los por guerrilheiros presos, em particular Simón Trinidad, detido nos Estados Unidos por sequestro.

As Farc são a principal guerrilha da Colômbia, com entre 7.000 e 11 mil combatentes.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página