Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/12/2010 - 06h50

Aeroportos reabrem, mas neve volta a causar transtornos na Bélgica

Publicidade

DA EFE

As grandes nevascas registradas nas últimas horas voltaram a causar contratempos na Bélgica, onde houve enormes dificuldades nos transportes aéreo, rodoviário e ferroviário.

O aeroporto de Bruxelas-Charleroi só retomou as operações nesta manhã, após ser obrigado a fechar na noite de quinta-feira pelas condições meteorológicas.

Ao todo, 18 voos foram cancelados, deixando mais de 2 mil passageiros na espera, dos quais centenas passaram a noite no saguão, segundo a imprensa local.

"O aeroporto foi reaberto, mas isso não quer dizer que todos os voos vão decolar. Aconselhamos aos clientes que consultem o site do aeroporto antes de sair", assinalou um porta-voz do aeroporto à agência de notícias Belga.

O aeroporto de Liège, que nesta quinta-feira se viu obrigado a fechar durante várias horas, foi reaberto nesta sexta-feira e a ele foram desviados alguns dos voos que não puderam pousar em Charleroi.

No aeroporto internacional de Bruxelas continuam sendo registrados vários cancelamentos e atrasos por causa do mau tempo, embora já se tenha solucionado o problema de falta de líquido anticongelante, que impediu a normalidade nesta semana.

Já as rodovias belgas enfrentam grandes dificuldades, especialmente na parte central e meridional do país, onde continua nevando.

Os ônibus não circulam na Valônia, em Bruxelas e em grande parte de Flandres e a rede viária acumula mais de 500 quilômetros de congestionamentos, mas a normalidade vai sendo recuperada pouco a pouco.

Várias estradas continuam interditadas. Em muitas áreas, foi proibida a circulação de caminhões, que durante a noite bloquearam algumas importantes artérias como a principal estrada que conecta Bélgica a Luxemburgo.

Os trens circulam no país, mas com numerosos atrasos e cancelamentos por causa da neve.

Na Alemanha, o tráfego ferroviário foi interrompido no norte do país, após as precipitações de neve e chuva que caíram durante a noite e forçaram a evacuação de centenas de passageiros bloqueados em vários trens entre Berlim e Hannover.

A companhia de ferrovias Deutsche Bahn se viu obrigada a paralisar completamente a linha entre a capital e Hannover - norte do país -, uma das principais artérias ferroviárias da Alemanha.

Cinco trens tiveram de ser rebocados até as estações correspondentes mais próximas para evacuar as centenas de passageiros que tinham ficado bloqueados no interior.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página