Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/12/2010 - 18h42

Temporais inundam mais de 1,3 milhões de hectares na Colômbia

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Mais de 1,3 milhões de hectares ficaram inundados depois dos temporais que caíram na Colômbia, e que já mataram 370 mil aves e cabeças de gado, informaram fontes governamentais nesta sexta-feira.

Ainda ontem (23) as chuvas já tinham causado deslizamentos de terra que mataram ao menos 13 pessoas.

O ministro de Agricultura colombiano, Juan Camilo Restrepo, disse à imprensa que muitas das terras inundadas eram usadas para a agropecuária.

"Essas terras são de agricultura, de pecuária", afirmou Restrepo.

Além dos territórios que estão cobertos pela água, as tempestades causaram a morte de cerca de 300 mil aves e 70 mil cabeças de gado.

O ministro da Agricultura anunciou que o governo apoiará a reabilitação do setor agropecuário com uma ajuda preliminar de um trilhão de pesos (mais de US$ 518,58 milhões).

DESLIZAMENTOS

Ainda na quinta-feira (23) ao menos 13 pessoas morreram e outras 27 ficaram feridas em um deslizamento de terra que atingiu uma taberna durante uma festa, na localidade de San Gerardo, zona rural do departamento de Nariño, no sudoeste da Colômbia, informou o prefeito local, Alexander Realpe.

"O último relatório revela 13 mortos e 27 feridos levados ao hospital, e há três desaparecidos", disse Realpe, prefeito de La Cruz, com jurisdição sobre San Gerardo.

Segundo Realpe, os socorristas da Defesa Civil estão trabalhando no local, onde o deslizamento soterrou cinco casas e a taberna.

O governador de Nariño, Antonio Navarro, disse que entre os mortos há alguns menores.

Navarro não informou a causa do deslizamento, mas as fortes chuvas que atingem o país já deixaram 284 mortos e cerca de 2,1 milhões de desabrigados este ano.

No dia 5 de dezembro passado, cerca de cem pessoas morreram em um deslizamento de terra no povoado de Bello, no noroeste da Colômbia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página