Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/12/2010 - 22h03

Palestinos rejeitam "solução provisória" exposta pelo premiê de Israel

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Dirigentes palestinos excluíram nesta segunda-feira "qualquer solução provisória" para o conflito com Israel, reagindo à uma proposta do primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, diante da falta de um acordo global.

"Qualquer proposta para uma solução provisória é inaceitável para os palestinos, porque omite as questões de Jerusalém e dos refugiados", declarou Nabil Abu Rudeina, porta-voz do presidente palestino, Mahmoud Abbas.

"Voltar a falar de um Estado palestino com fronteiras provisórias é absolutamente inaceitável e não conduzirá a uma paz verdadeira".

"É tempo de tratar das questões do estatuto final e de estabelecer um Estado palestino sobre as fronteiras de 4 de junho de 1967", discutir a integridade de Jerusalém Oriental, Cisjordânia e da faixa de Gaza.

Segundo Netanyahu, poderia haver um "acordo provisório" diante da falta de um tratado de paz global, "quando as negociações se chocam contra um muro nas questões de Jerusalém e do direito de regresso (dos refugiados palestinos)".

"Se os palestinos aceitarem um Estado desmilitarizado e renunciarem ao direito ao regresso, eu irei até o fim e acredito que a maioria do país me seguirá", disse Netanyahu.

O principal negociador palestino, Saeb Erakat, reafirmou que "é um momento para soluções definitivas que englobem Jerusalém, os refugiados, as fronteiras, a segurança, a colonização, a água e a libertação de todos os palestinos das prisões israelenses".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página