Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/01/2011 - 10h46

Japão e Coreia do Sul buscam maior cooperação militar, diz mídia

Publicidade

YOKO KUBOTA
DA REUTERS, EM TÓQUIO

O Japão e a Coreia do Sul pretendem fortalecer sua cooperação militar em tempos de paz, informou a mídia japonesa nesta terça-feira. A informação foi divulgada no momento em que as tensões seguem na península coreana e a China amplia suas forças militares.

Os dois governos colocarão a sensível questão de cooperação em segurança no centro de um comunicado conjunto que pretendem divulgar ainda na primeira metade do ano, informou o jornal Yomiuri, citando fontes próximas ao assunto.

No entanto, uma autoridade do Ministério de Relações Exteriores do Japão negou as informações divulgadas pela mídia, dizendo serem infundadas.

Em comunicado, os dois países indicarão seu objetivo de chegar a um acordo de segurança que permitirá o apoio entre suas forças militares em missões de paz e desastres naturais no exterior, oferecendo equipamentos e serviços, disse o Yomiuri.

O Japão vem tentando fortalecer sua cooperação em segurança com Seul além de seus laços com Washington, seu aliado mais próximo, e militares sul-coreanos participaram de exercícios militares conjuntos entre o Japão e os Estados Unidos no mês passado pela primeira vez como observadores.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página