Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/01/2011 - 07h47

Chefe da diplomacia europeia se reunirá com líder palestino na Cisjordânia

Publicidade

DA EFE, EM JERUSALÉM

A chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, continuará sua visita ao Oriente Médio nesta quinta-feira com uma jornada de trabalho nos territórios palestinos, onde se reunirá com o primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Salam Fayyad, entre outros dirigentes.

Na parte da manhã, Ashton visitará em Belém um projeto da Agência das Nações Unidas para Refugiados Palestinos, no campo de Aida, e a Basílica da Natividade, onde Jesus teria nascido.

Depois, a representante europeia se reunirá com o primeiro-ministro Fayyad, e possivelmente com o presidente da ANP, Mahmoud Abbas, antes de voar em direção à Hungria para entregar ao país a Presidência rotativa do Conselho da União Europeia.

Ashton finalizou sua jornada de trabalho na quarta-feira em Israel com um encontro com o ministro das Relações Exteriores israelense, Avigdor Lieberman, a quem pediu um verdadeiro levantamento do bloqueio à faixa de Gaza.

"A raiz do problema que levou (Israel) a impor o bloqueio a Gaza em 2007 é o incessante contrabando de armas", manifestou o ministro israelense, acrescentando ainda que "no momento em que cessar o contrabando de armas, cessará também o bloqueio", informou um comunicado do Ministério das Relações Exteriores.

Antes de iniciar a viagem à região, a alta representante europeia informou que reiteraria a seus interlocutores a "necessidade de abrir as passagens fronteiriças com Gaza para permitir a construção e a recuperação econômica".

Ahston também se reuniu na quarta-feira com a chefe da oposição israelense, Tzipi Livni, e com o ministro da Defesa, Ehud Barak, para discutir a estagnação do processo de paz no Oriente Médio.

As negociações estão paralisadas desde 27 de setembro, quando, após dez meses de moratória, Israel retomou as construções de assentamentos judaicos no território palestino ocupado da Cisjordânia e em Jerusalém Oriental.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página