Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/01/2011 - 13h16

Fidel Castro condena atentado no Arizona que chama de 'ato atroz'

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O líder cubano Fidel Castro condenou neste domingo e chamou de um "ato atroz" o ataque que deixou seis mortos e 12 feridos no Arizona na noite de sábado, entre eles uma congressista democrata.

"Uma triste notícia foi divulgada na tarde de sábado nos Estados Unidos: a congressista democrata pelo Arizona, Gabrielle Giffords, foi vítima de um atentado criminoso enquanto participava de um ato político em seu distrito eleitoral de Tucson", escreveu Castro na imprensa local.

O ex-ditador destacou que Giffords, de 40 anos é "partidária da reforma migratória, da pesquisa com células embrionárias e das energias alternativas, medidas que a extrema direita detesta".

"Até nós, que não compartilhamos absolutamente suas ideias políticas ou filosóficas, desejamos sinceramente que crianças juízes, congressistas ou qualquer cidadão dos Estados Unidos não morram de forma tão absurda e injustificável", concluiu Fidel.

ATAQUE

O atirador, identificado como Jared Lee Loughner, 22, acertou a deputada democrata Gabrielle Giffords e outras 17 pessoas, em um evento político na frente de um supermercado. Seis pessoas morreram, incluindo uma menina de 9 anos e o juiz federal John Roll.

Um tiro atravessou a cabeça de Giffords, 40, explicou o médico Peter Rhee, em entrevista coletiva. "Ela está em estado grave", disse Rhee ontem. "Os neurocirurgiões terminaram de operá-la e posso dizer-lhes no momento que estou bastante otimista sobre sua recuperação. Ela está respondendo aos comandos."
A polícia americana divulgou neste domingo a foto de um segundo homem suspeito de participar do ataque.

De acordo com a rede CNN, os investigadores divulgaram a imagem, captada por uma câmera de vigilância, de um homem que foi visto no local onde ocorreu o ataque. Ele é branco, tem cabelo escuro e idade entre 40 e 50 anos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página